Pode parecer fantasia, mas e realidade: é bem possível que possa cruzar-se com um carro Audi TT, de cor vermelha, a circular dentro dos corredores do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo. É que as crianças submetidas a cirurgia no hospital passaram a ser transportadas ate ao bloco operatório ao volante deste brilhante e colorido carro desportivo eléctrico.

O facto de as crianças conduzirem um carro de brincar desde a enfermaria ate ao bloco operatório, em vez de serem transportadas na habitual maca, reduz muito significativamente a sua ansiedade e também dos seus pais/família.

Este é mais um dos programas de humanização da comissão de humanização do Centro Hospitalar do Médio Tejo e que contou, uma vez mais, com a solidariedade da academia júnior de torres novas que gentilmente ofereceu o carrinho eléctrico.

Este projecto do Centro Hospitalar do Médio Tejo tem como objectivo minimizar a ansiedade das crianças submetidas a cirurgia e dos seus pais/família, transformando o percurso ate ao bloco operatório numa divertida aventura sobre rodas.

A bordo do colorido Audi TT os mais pequenos substituem assim as saudades do conforto do ambiente familiar e a tensão e nervosismo que antecedem uma cirurgia, pela diversão de poder conduzir um carro em pleno corredor de um hospital.

Para Casimiro Ramos, presidente do conselho de administração e presidente da comissão de humanização do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo, trata-se de um “projecto muito importante para a humanização dos cuidados de saúde que prestamos as crianças da região do Médio Tejo”, afirma.

“Unimo-nos e assim foi possível realizar este importante projecto, graças à disponibilidade e apoio da academia júnior, aos quais muito agradecemos na pessoa da sua directora técnica, Carla do Carmo, e directora pedagógica, Liliana Dinis.

Este tipo de intervenção social, em especial junto das crianças, é muito importante”, concretizou.

O investimento neste projecto de humanização da realidade hospitalar, tem como objectivo promover um ambiente mais acolhedor para todos os nossos pequenos utentes, mas e também um ganho para os seus familiares e ate para os próprios profissionais de saúde, refere ainda.

Leia também...

Dia Mundial do Dador de Sangue assinalado em Santarém

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) organizou no passado domingo, dia 17 de Junho, em Santarém, as comemorações do Dia Mundial…

Escola Superior de Saúde assinala 50º Aniversário

As comemorações do 50º aniversário da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Santarém (ESSS) irão decorrer no próximo dia 16 de Maio, no…

Programa do Governo envolve caçadores na prevenção de incêndios florestais

Os caçadores portugueses vão estar envolvidos este Verão na prevenção dos incêndios, através de um programa governamental assinado ontem com o Instituto de Conservação…

Câmara de Santarém continua a apostar na gestão eficiente de resíduos

O Município de Santarém, na última década, tem investido na área do Ambiente e na Gestão de Resíduos para garantir um serviço de qualidade…