Daniela Ferreira de 23 anos, candidata da freguesia de Aveiras de Cima, foi a grande vencedora da eleição Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2023 no passado sábado, 1 de Julho.

O espetáculo decorreu na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa, na Azambuja, freguesia da Rainha 2022 – Beatriz Corrêa, que assim passou o testemunho à sua sucessora.

A eleição premiou, ainda, Miriam Batista, representante da freguesia de Vale do Paraíso, como 1ª Dama de Honor, e Madalena Silva da freguesia de Vila Nova da Rainha como 2ª Dama de Honor, que conquistou igualmente o Prémio Fotogenia. Daniela Silva, da freguesia de Azambuja, recebeu a faixa do Prémio Simpatia, considerada pelas suas companheiras como a mais divertida e simpática do grupo.

Participaram também Ana Carolina Martins em representação da freguesia de Alcoentre, Maria Pita pela freguesia de Aveiras de Baixo e Matilde Martins pela União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa.

O espetáculo ficou marcado pelo brilho e jovialidade das jovens participantes, contando com os habituais três desfiles em traje regional, em roupa casual e em glamorosos vestidos de noite, sendo alternados com alguns apontamentos culturais.

A abertura do evento contou com uma atuação do grupo Porbatuka, projecto musical, artístico, performativo e cultural que tem por base a percussão, mais concretamente a percussão tradicional portuguesa.

Os intervalos de animação foram preenchidos com Ricardo Gama e João Correia, que protagonizaram um momento musical de guitarras, uma atuação de dança pela escola “M Dance” e também um momento de canto lírico, interpretado pelo grupo Filomúsica.

O júri da eleição, com cinco elementos, foi composto por Catarina Rito, professora universitária na área do Design de Moda, Óscar dos Reis, ex-manequim e scouter na Elite Lisbon, Florbela Baptista, do Turismo de Portugal, Pedro Lourenço, da Associação dos Municípios Produtores de Vinho (AMPV) e Beatriz Corrêa, Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2022 e 1ª Dama de Honor da Rainha das Vindimas de Portugal.

No final do evento Daniela Ferreira, da freguesia de Aveiras de Cima, sucede a Beatriz Corrêa, da freguesia de Azambuja, de quem recebeu a coroa, como nova Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja, e vai representar o município no Concurso Rainha das Vindimas de Portugal, promovido pela AMPV, a 9 de setembro em Torre de Moncorvo.

A iniciativa, Rainha das Vindimas, dinamizada pelo Município de Azambuja, pretende ser mais do que uma competição e tem como principais objectivos promover a coesão e o convívio entre todo o Concelho de Azambuja, bem como a partilha de valores e da identidade comum, divulgar os vinhos de qualidade aqui produzidos e o consumo responsável e, sobretudo, apoiar e valorizar uma juventude mais saudável, mais ativa e orgulhosa da sua terra.

Leia também...

Plano Intermunicipal de adaptação às alterações climáticas do Médio Tejo aprovado

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo aprovou, no dia…

Correio Centenário: União de Santarém vence o troféu frente ao Anadia, após prolongamento

Pavilhão da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém. Árbitros: António Pimentel e…

Delegação empresarial chinesa explora oportunidades de investimento no Ribatejo

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém está empenhada em…

Festival Materiais Diversos em Alcanena e Minde para “aproximar as pessoas e as artes”

A 12.ª edição do Festival Materiais Diversos (FMD) vai realizar-se de 05…