Os Deputados do PSD à Assembleia da República João Moura, Isaura Morais e Inês Barroso visitaram a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, na manhã do dia 2 de Outubro, para debaterem estratégias de cooperação em prol do desenvolvimento regional.
No encontro, os deputados foram recebidos pelo presidente e vice-presidente da direcção, António Pedroso Leal e Rui Serrano, que elencaram algumas preocupações, anseios e desafios da região, aproveitando a presença da delegação do PSD para analisar as temáticas e dar voz às empresas da região junto do Governo.
Apesar da recente redução de custos nas portagens da A23, a NERSANT alertou a delegação de que os custos com os transportes/deslocações continuam a preocupar os empresários e que a conclusão do IC3 e da construção de uma nova ponte sobre o Tejo na Chamusca seria importante não só para atrair investimento para aquela região, bem como para afastar a passagem de resíduos que vão para o Ecoparque do Relvão, do centro das vilas.
Listou ainda o atraso nos pagamentos às empresas do PRR como um entrave ao desenvolvimento empresarial, e referiu que a vinda do aeroporto seria uma oportunidade para a região.
O presidente da direcção da NERSANT referiu ainda que a formação de excelência nas empresas continua a ser uma prioridade, tendo a NERSANT, em conjunto com a Escola Profissional de Torres Novas, Município Torrejano e ACIS, submetido uma candidatura para transformar o pavilhão de exposições da associação em Torres Novas, num centro tecnológico que irá colmatar as lacunas ao nível da formação qualificada para a indústria.
O deputado João Moura, por sua vez, fez saber que esta visita, de cariz institucional, pretendeu transmitir a importância da NERSANT para a região, sendo fundamental a sua dinâmica e vigor em prol da competitividade o tecido empresarial da região e do bem-estar das populações.
Referiu que a região apresenta “causas comuns” e que a “a região deve falar a uma só voz”. Concordou com os dirigentes da NERSANT relativamente à falta de mão-de-obra qualificada: “A riqueza só é proveniente através das empresas. Estamos a perder população e mão-de-obra e temos de reverter este ciclo”, disse, aplaudindo o projecto conjunto candidatado para reconversão do pavilhão num centro tecnológico.
Quanto ao aeroporto, João Moura referiu que a NERSANT deve ser “uma peça fundamental” na concretização da vinda do aeroporto para o distrito de Santarém, mobilizando empresas do sector logístico para a criação de um polo de transporte de mercadorias via aérea.
Relativamente aos atrasos no pagamento às empresas, o deputado referiu que Portugal não está a aproveitar os fundos do PRR, estando a ser realizados muitos mais investimentos destes fundos no Estado do que nas empresas, para onde este dinheiro deveria estar a ser canalizado.
O deputado do Chega à Assembleia da República pelo distrito de Santarém, Pedro Frazão, visitou na manhã de 2 de Outubro a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, tendo reunido com o presidente e vice-presidente da Direcção, António Pedroso Leal e Rui Serrano.
A visita institucional do Chega teve como objectivo a apresentação do deputado à nova direcção da NERSANT, tendo este partido político reiterado a sua disponibilidade para trabalhar em conjunto em prol da região de Santarém.
No âmbito da reunião, os membros da direcção da NERSANT presentes expuseram algumas das preocupações, desafios e anseios para o desenvolvimento da região, tendo sido abordadas questões como o pagamento de portagens na A23, a necessidade de construção de uma nova ponte sobre o Tejo e o projecto de construção de um novo aeroporto em Santarém.