Os deputados do PS eleitos por Santarém, a que se juntaram os deputados de Castelo Branco, apresentaram esta quinta-feira, 22 de Outubro, no Parlamento, um conjunto de perguntas dirigidas ao ministro das Infraestruturas e Habitação a propósito da Estrada Nacional 238 (EN 238) que liga Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã.

Os deputados questionaram o ministro se “Está planeada uma intervenção profunda na EN 238? O que se pretende fazer de forma a evitar a repetição frequente de desmoronamentos? Está prevista a correção do traçado?”.

Esta estrada, que regista muito movimento, é “utilizada diariamente por veículos de transporte de mercadorias e de passageiros, constituindo um papel fundamental para o desenvolvimento económico e social da região, nomeadamente para o desenvolvimento do sector florestal, para o comércio local e para o turismo”, referem.

A EN 238 é considerada “umas das estradas mais belas da região Centro, mas é igualmente uma via composta por um circuito morfologicamente muito acidentado e com muitas curvas, que potencia desmoronamentos das barreiras e muros, dificultando a circulação rodoviária dos seus utilizadores que frequentemente têm de se desviar para percursos alternativos mais longos, mais morosos e mais dispendiosos”, apontam.

A degradação das barreiras e muros que suportam a estrada e o mau estado de conservação do pavimento tem sido uma realidade, constatando-se que a monitorização e as devidas intervenções têm sido pontuais e circunscritas como é o caso recente do troço entre Cernache do Bonjardim e Ponte do Vale da Ursa, que esteve intransitável durante cinco horas após derrocada que cobriu toda a faixa de rodagem com terra e pedras.

Os deputados apontam ainda outro caso mais recente ocorreu na localidade de Peralfaia (freguesia de Nossa Senhora do Pranto), no sentido Ferreira do Zêzere/Cernache do Bonjardim, em que a via apresentava fendas no pavimento e bermas em risco de colapsar.

“O estado de degradação desta via e a probabilidade de deslizamentos frequentes não se compadece com reparações pontuais, pelo que se impõe uma intervenção profunda de requalificação nesta estrada que permita efectivamente uma ligação segura e de qualidade para os seus utilizadores”, reivindicam.

O presidente da Federação Distrital de Santarém do PS, Hugo Costa, é o primeiro subscritor deste requerimento. A estrutura distrital de Santarém assumiu o compromisso de contribuir para a resolução desta situação.

A iniciativa é subscrita pelos restantes deputados eleitos pelo círculo de Santarém: António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha. Os três deputados do PS eleitos por Castelo Branco – Hortense Martins, Nuno Fazenda e Joana Bento – subscreveram igualmente o requerimento apresentado.

Leia também...

JMJ: Maioria do episcopado português em Fátima no sábado

A maioria dos bispos portugueses vai estar no sábado, em Fátima, com o Papa Francisco, para a recitação do terço na Capelinha das Aparições,…

Coligação “Viva o Entroncamento” questiona gestão de litígios avaliados em 1,3 ME

A coligação “Viva o Entroncamento” quer que o presidente da Câmara do Entroncamento, eleito pelo Chega, preste esclarecimentos sobre processos judiciais envolvendo o universo…

Cartaxo promoveu exercício nacional “A Terra Treme”

A Terra Treme é um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que quer alertar e sensibilizar a população sobre…

Criança de dois anos morre atropelada pelo avô em Alpiarça

Uma criança com cerca de dois anos morreu na tarde deste sábado, 18 de Dezembro, na sequência de um atropelamento acidental, em Alpiarça. Segundo…