Os deputados do PS eleitos por Santarém, a que se juntaram os deputados de Castelo Branco, apresentaram esta quinta-feira, 22 de Outubro, no Parlamento, um conjunto de perguntas dirigidas ao ministro das Infraestruturas e Habitação a propósito da Estrada Nacional 238 (EN 238) que liga Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã.

Os deputados questionaram o ministro se “Está planeada uma intervenção profunda na EN 238? O que se pretende fazer de forma a evitar a repetição frequente de desmoronamentos? Está prevista a correção do traçado?”.

Esta estrada, que regista muito movimento, é “utilizada diariamente por veículos de transporte de mercadorias e de passageiros, constituindo um papel fundamental para o desenvolvimento económico e social da região, nomeadamente para o desenvolvimento do sector florestal, para o comércio local e para o turismo”, referem.

A EN 238 é considerada “umas das estradas mais belas da região Centro, mas é igualmente uma via composta por um circuito morfologicamente muito acidentado e com muitas curvas, que potencia desmoronamentos das barreiras e muros, dificultando a circulação rodoviária dos seus utilizadores que frequentemente têm de se desviar para percursos alternativos mais longos, mais morosos e mais dispendiosos”, apontam.

A degradação das barreiras e muros que suportam a estrada e o mau estado de conservação do pavimento tem sido uma realidade, constatando-se que a monitorização e as devidas intervenções têm sido pontuais e circunscritas como é o caso recente do troço entre Cernache do Bonjardim e Ponte do Vale da Ursa, que esteve intransitável durante cinco horas após derrocada que cobriu toda a faixa de rodagem com terra e pedras.

Os deputados apontam ainda outro caso mais recente ocorreu na localidade de Peralfaia (freguesia de Nossa Senhora do Pranto), no sentido Ferreira do Zêzere/Cernache do Bonjardim, em que a via apresentava fendas no pavimento e bermas em risco de colapsar.

“O estado de degradação desta via e a probabilidade de deslizamentos frequentes não se compadece com reparações pontuais, pelo que se impõe uma intervenção profunda de requalificação nesta estrada que permita efectivamente uma ligação segura e de qualidade para os seus utilizadores”, reivindicam.

O presidente da Federação Distrital de Santarém do PS, Hugo Costa, é o primeiro subscritor deste requerimento. A estrutura distrital de Santarém assumiu o compromisso de contribuir para a resolução desta situação.

A iniciativa é subscrita pelos restantes deputados eleitos pelo círculo de Santarém: António Gameiro, Manuel Afonso e Mara Lagriminha. Os três deputados do PS eleitos por Castelo Branco – Hortense Martins, Nuno Fazenda e Joana Bento – subscreveram igualmente o requerimento apresentado.

Leia também...

Bispos definem modos de acesso aos arquivos pela equipa de estudo dos abusos sexuais

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou ontem ter “acertado procedimentos comuns” para o acesso aos arquivos diocesanos pelo Grupo de Investigação Histórica (GIH) ligado…

Acidente mortal na EN118

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida com gravidade na sequência de uma colisão rodoviária entre um pesado de mercadorias e um quadriciclo. O…

Ordem dos Enfermeiros investiga caso de alegados maus-tratos em Abrantes

A Ordem dos Enfermeiros (OE) remeteu ao seu Conselho Jurisdicional o caso do enfermeiro acusado de maus-tratos a utentes no Hospital de Abrantes e…

Homem de 51 detido por violência doméstica no Cartaxo

Um homem de 51 anos foi detido, no passado dia 01 de março, no concelho do Cartaxo, suspeito do crime de violência doméstica, anunciou…