O Município de Santarém participou, no dia 14 de abril, no seminário “Desafios da Gestão Hospitalar, Saúde e Engenharia”, que decorreu no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.

Na sessão de abertura, João Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), referiu que “o Município tem desenvolvido várias ações que fazem do setor da saúde um dos pilares fundamentais da nossa ação governativa a nível local. As autarquias podem dar uma resposta mais adequada e atempada, tendo em conta o seu grau de proximidade com a população”.

Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS, referiu que “a Gestão Hospitalar é muito importante, porque é, basicamente, a área responsável por manter um hospital em pleno funcionamento, garantindo que os pacientes recebem um atendimento de qualidade”. O Presidente falou ainda sobre estado social do nosso País “em que somos um dos países mais envelhecidos do mundo e isto tem um impacto muito grande na saúde e no setor social, onde não temos resposta suficiente para dar aos nossos idosos em termos de lares e residências e onde também é imprescindível adaptar as políticas de saúde a esta realidade”.

Durante o debate foi referido que é necessário criar espaços e estruturas que respondam aos desafios da saúde e, neste sentido, Diogo Gomes, Vereador da CMS com o pelouro da Saúde, lembrou que “no Concelho de Santarém já existem 15 Balcões SNS 24. Este é um espaço para facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, de forma rápida, mais próxima e segura”.

A Gestão Hospitalar deve garantir que todos os recursos financeiros, humanos e materiais são utilizados de forma adequada, coordenar os serviços médicos e não médicos e implementar políticas e procedimentos para garantir um atendimento de excelência e de segurança aos utentes.

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de ter processos integrados e acesso a informação, algumas tecnologias tornam-se indispensáveis ao bom funcionamento de uma unidade hospitalar. A tecnologia certa para a gestão hospitalar é aquela que permite controlar todos os processos de assistência, apoio e administrativos, de forma segura para o paciente e eficaz para a unidade hospitalar.

Neste seminário, promovido pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e do Hospital Distrital de Santarém, estiveram em discussão diversas temáticas, com destaque para a Gestão Hospitalar, a Engenharia Hospitalar, a Segurança, as Instalações, as Infraestruturas, a importância das instituições, as Ordens e os Parceiros Sociais, apresentando-se como uma oportunidade de debate e troca de ideias e experiências sobre o sector da saúde.

Leia também...

Comemorações do 104º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena

Tiveram lugar, no dia 08 de Maio, as comemorações oficiais do 104º aniversário da fundação do Concelho de Alcanena. As actividades tiveram início às…

Águas do Ribatejo assinala Dia Nacional da Conservação da Natureza

A Águas do Ribatejo (AR) assinala hoje o Dia Nacional da Conservação da Natureza com acções de sensibilização “para o uso eficiente da água…

Homem encontrado morto em casa em Almeirim

O arquitecto Nélson Mercê, de 43 anos, foi encontrado morto em casa, em Almeirim, na manhã de sexta-feira, 16 de Setembro. A equipa de…

União Desportiva de Santarém homenageia Campeões Nacionais de 1974/75

A União Desportiva de Santarém (UDS) irá realizar uma homenagem especial aos Campeões Nacionais da temporada 1974/75 no próximo sábado, 26 de outubro. O…