O Município de Santarém participou, no dia 14 de abril, no seminário “Desafios da Gestão Hospitalar, Saúde e Engenharia”, que decorreu no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.

Na sessão de abertura, João Leite, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), referiu que “o Município tem desenvolvido várias ações que fazem do setor da saúde um dos pilares fundamentais da nossa ação governativa a nível local. As autarquias podem dar uma resposta mais adequada e atempada, tendo em conta o seu grau de proximidade com a população”.

Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS, referiu que “a Gestão Hospitalar é muito importante, porque é, basicamente, a área responsável por manter um hospital em pleno funcionamento, garantindo que os pacientes recebem um atendimento de qualidade”. O Presidente falou ainda sobre estado social do nosso País “em que somos um dos países mais envelhecidos do mundo e isto tem um impacto muito grande na saúde e no setor social, onde não temos resposta suficiente para dar aos nossos idosos em termos de lares e residências e onde também é imprescindível adaptar as políticas de saúde a esta realidade”.

Durante o debate foi referido que é necessário criar espaços e estruturas que respondam aos desafios da saúde e, neste sentido, Diogo Gomes, Vereador da CMS com o pelouro da Saúde, lembrou que “no Concelho de Santarém já existem 15 Balcões SNS 24. Este é um espaço para facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, de forma rápida, mais próxima e segura”.

A Gestão Hospitalar deve garantir que todos os recursos financeiros, humanos e materiais são utilizados de forma adequada, coordenar os serviços médicos e não médicos e implementar políticas e procedimentos para garantir um atendimento de excelência e de segurança aos utentes.

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de ter processos integrados e acesso a informação, algumas tecnologias tornam-se indispensáveis ao bom funcionamento de uma unidade hospitalar. A tecnologia certa para a gestão hospitalar é aquela que permite controlar todos os processos de assistência, apoio e administrativos, de forma segura para o paciente e eficaz para a unidade hospitalar.

Neste seminário, promovido pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e do Hospital Distrital de Santarém, estiveram em discussão diversas temáticas, com destaque para a Gestão Hospitalar, a Engenharia Hospitalar, a Segurança, as Instalações, as Infraestruturas, a importância das instituições, as Ordens e os Parceiros Sociais, apresentando-se como uma oportunidade de debate e troca de ideias e experiências sobre o sector da saúde.

Leia também...

ESAS e Biostasia doam uma tonelada de tomate a várias IPSS’s de Santarém

No âmbito de um trabalho universitário.

Irmão de Ana Moura morre em despiste de motociclo em Coruche

O irmão da fadista Ana Moura, Bruno Moura Pereira, morreu na tarde…

Re-Food Santarém resgata três toneladas de alimentos na Feira da Agricultura

Pelo quarto ano consecutivo, a Re-Food Santarém marcou presença na Feira Nacional…

Comissão técnica pode estudar mais locais para o aeroporto, além de Santarém, Montijo e Alcochete

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse que a comissão técnica…