Uma criança de três anos desapareceu durante a tarde de terça-feira, 20 de Setembro, em Valada, concelho do Cartaxo. A criança foi encontrada a cerca de 500 metros do local, com vida e sem ferimentos, após ter sido mobilizado um forte dispositivo de busca.
A criança fazia parte de um grupo pertencente a um grupo de um jardim de infância que estava a fazer um picnic no parque de merendas junto ao rio Tejo. As educadoras deram por falta da criança após o almoço e tendo de imediato alertado as autoridades.
No local montou-se um dispositivo de busca com elementos da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Municipais do Cartaxo e Força Especial de Bombeiros que desenvolveram buscas aéreas, terrestres e aquáticas, com recurso a drones. A criança foi encontrada após uma hora de busca, a pouco mais de 500 metros do local onde desaparecera, segundo o comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, Vitor Rodrigues.
O comandante deixa elogios à rápida mobilização dos meios para o local, garantindo que a história poderia ter outro desfecho não fosse a rápida actuação de todas as entidades envolvidas.
Segundo fonte da GNR não há suspeitas de crime, tendo-se tratado de uma situação normal. “A criança estava a brincar e escondeu-se”, refere o responsável de Relações Públicas do Comando Territorial de Santarém.