O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, Concelho de Azambuja, vai receber mais um “Dia Aberto no Castro”, no próximo dia 27 de Julho, quarta-feira. A iniciativa é dirigida a toda a população e comunidade.

À semelhança dos anos anteriores vai ser possível realizar visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, no horário das 10h às 12h e das 15h às 17h, onde todos os interessados poderão visitar a campanha de escavação deste ano, que está a decorrer até ao final do mês de Julho.

A partir das 18h00 terá lugar uma refeição pré-histórica, com o objectivo de exemplificar a gastronomia calcolítica em Vila Nova de São Pedro, que terá lugar nas traseiras das antigas instalações da Junta de Freguesia de Vila Nova de São Pedro.

A iniciativa do “Dia Aberto” no Castro, tem como principal objectivo divulgar o trabalho desta equipa, bem como potenciar a aproximação da população local, e do público em geral, ao importante património que é o povoado Calcolítico de Vila Nova de São Pedro.

Refira-se, que esta iniciativa é uma organização do projecto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo – no 3º milénio”. É um projecto com diversas valências e campo de acção, cujo principal objectivo é promover a valorização científica, patrimonial e social do povoado fortificado. Este projecto é da responsabilidade de uma equipa de arqueólogos da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), UNIARQ – Centro de Arqueologia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), tendo o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Nos trabalhos participam alunos da licenciatura e mestrado da FL-UL.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.