O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, Concelho de Azambuja, vai receber mais um “Dia Aberto no Castro”, no próximo dia 27 de Julho, quarta-feira. A iniciativa é dirigida a toda a população e comunidade.

À semelhança dos anos anteriores vai ser possível realizar visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, no horário das 10h às 12h e das 15h às 17h, onde todos os interessados poderão visitar a campanha de escavação deste ano, que está a decorrer até ao final do mês de Julho.

A partir das 18h00 terá lugar uma refeição pré-histórica, com o objectivo de exemplificar a gastronomia calcolítica em Vila Nova de São Pedro, que terá lugar nas traseiras das antigas instalações da Junta de Freguesia de Vila Nova de São Pedro.

A iniciativa do “Dia Aberto” no Castro, tem como principal objectivo divulgar o trabalho desta equipa, bem como potenciar a aproximação da população local, e do público em geral, ao importante património que é o povoado Calcolítico de Vila Nova de São Pedro.

Refira-se, que esta iniciativa é uma organização do projecto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo – no 3º milénio”. É um projecto com diversas valências e campo de acção, cujo principal objectivo é promover a valorização científica, patrimonial e social do povoado fortificado. Este projecto é da responsabilidade de uma equipa de arqueólogos da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), UNIARQ – Centro de Arqueologia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), tendo o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Nos trabalhos participam alunos da licenciatura e mestrado da FL-UL.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…