Os jovens da Diocese de Santarém receberam na passada quarta-feira, dia 31 de Maio, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entregues pela Diocese de Leiria- Fátima, após celebração eucarística na Igreja Matriz de Minde.

Foi na envolvência das serras de Aire e Candeeiros, na paróquia de Moitas Venda, que os jovens tiveram o seu primeiro momento de oração e convívio junto da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

O primeiro momento de peregrinação dos símbolos na Diocese de Santarém, onde vão estar durante todo o mês de Junho, contou com a presença dos bispos de Santarém, D. José Traquina, e de Leiria-Fátima, D. José Ornelas e com o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar.

Padre Ricardo Conceição, coordenador da Pastoral Juvenil de Santarém e do Comité Organizador Diocesano para a JMJ Lisboa 2023, afirma que “este é um momento muito importante para a Diocese, porque temos a oportunidade única de ter os símbolos que foram entregues por S. João Paulo II aos jovens a percorrer as nossas terras e a permitir que as pessoas se emocionem e deixem tocar por eles”.

“Crucial no caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023, em que podemos ainda trabalhar para chegar a mais pessoas que habitualmente não chegamos, por estarem fora das nossas igrejas, mas que têm um papel importante no acolhimento da Jornada”, notou Padre Ricardo Conceição.

Os jovens de Alcanena, a primeira vigararia da Diocese a peregrinar com os símbolos, terminaram o dia com a oração do terço, na Igreja Paroquial de Moitas Venda, após um momento de convívio com a comunidade.

Leia também...

Vaqueiros promove audição pública sobre extinção de freguesias

Os movimentos de Utentes de Santarém e Refundar Vaqueiros vão promover, no domingo à tarde, em Vaqueiros, Santarém, uma “audição pública a propósito da…

Obras em “Las Ventas”

A Praça de Toiros Monumental de “Las Ventas” iniciará no próximo ano uma intervenção orçada em 20 milhões de euros, que requalificará o tauródromo…

Médio Tejo tem mais de 70 mil utentes sem médico de família

Mais de 70 mil utentes dos 11 municípios do Médio Tejo estão sem médico de família, uma realidade que “assume maior dimensão” em Ourém,…

Jovem de 21 anos e um casal detidos por tráfico de droga

A Polícia de Segurança Pública deteve um casal de 34 e 30 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes, no dia 26 de Julho,…