As eleições para a Direcção e Corpos Sociais do Rancho Folclórico de Vale de Figueira decorreram no dia 5 de Fevereiro, data em que se realizou a Assembleia Geral. Foi apresentada uma lista única, liderada por César Cordeiro e eleita por unanimidade com o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado.
A presidência que decorreu no biénio 2020/2021, apresentou o balanço do mandato, do qual destacou o anúncio da conclusão do processo de pagamento da sede da Associação. O financiamento foi apoiado pela Câmara Municipal de Santarém, após diligências da Direcção junto da autarquia. Este é um processo que se arrasta há vários anos, pelo que a Associação deixou também uma palavra de gratidão a Luciano Marques (Escala D´Honra), por este ter aceite o prolongamento do prazo de aquisição, que terminou em 2020.
O próximo projecto da Direcção é a substituição da cobertura do edifício, para o qual já reuniu também o apoio da autarquia e que será implementado em 2022.
Ao longo do mandato, confrontada com a paralisação das actividades da Associação e impedida de angariar receita, a Direcção concentrou-se na resolução de problemas estruturais, comprometendo-se, “agora que está assegurado o futuro desta Associação, tudo continuar a fazer para dignificar este Rancho Folclórico, as tradições de Vale de Figueira e a trabalhar pela cultura e consequentemente pela população”, afirmou o presidente.
A nova Direcção anunciou ainda que está a preparar uma revisão estatutária que lhe permita “candidatar a Associação a todos os apoios disponíveis, para os quais seja elegível, captando meios para operacionalizar novos projectos”.
A actividade do Rancho Folclórico será retomada no próximo dia 17, pelas 21h00, num ensaio que cumprirá um plano de contingência e todas as normas sanitárias decretadas pela Direcção Geral de Saúde.