Luís Cid, director da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, foi vencedor na categoria “Economia, Direito e Gestão do Desporto” da 6ª Edição dos Prémios Ciências do Desporto, atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal e pela Fundação Millennium BCP.

O docente venceu a categoria com o trabalho “Os comportamentos dos técnicos de exercício como promotores de sustentabilidade económica dos operadores fitness” em co-autoria com Filipe Rodrigues, Diogo Teixeira e Diogo Monteiro.

Para além do director da ESDRM, também o docente Marco Branco foi co-autor do trabalho que recebeu Menção Honrosa na categoria “Fisiologia e Biomecânica do Desporto” – Desenvolvimento e validação de uma unidade de medição inercial quando aplicada no teste de velocidade de 40m, com atletas de alto rendimento, de atletismo – que contou com a colaboração de Paulo Oliveira, Orlando Fernandes e Pedro Serra.

O trabalho vencedor em cada uma das áreas temáticas irá receber um prémio monetário de cinco mil euros, enquanto que cada uma das menções honrosas recebe mil euros, como incentivo à continuidade do trabalho de investigação.

Para José Manuel Constantino, presidente do COP, “os Prémios de Ciências do Desporto são um incentivo à investigação nesta área disciplinar. O Comité Olímpico de Portugal regista com satisfação o número crescente de trabalhos a concurso e a respectiva qualidade”.

António Monteiro, presidente da Fundação Millennium bcp considera que “esta 6º edição dos Prémios Ciências e Desporto vem confirmar o indiscutível interesse e o aumento do investimento na investigação científica, como se comprova pelo número de trabalhos apresentados. O acesso e divulgação do conhecimento científico são fundamentais para a evolução das sociedades e dos próprios seres humanos. Através dele adquirimos novos conceitos, práticas, técnicas, procedimentos e ferramentas essenciais à nossa realidade actual e futura. A Fundação Millennium bcp tem apoiado consistentemente diversas iniciativas nesta área, sendo a atribuição destes prémios um notório exemplo. A Fundação felicita todos os investigadores portugueses, pelo empenho e criatividade dos trabalhos apresentados”.

Os Prémios Ciências do Desporto, atribuídos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Fundação Millennium bcp, com a parceria da revista Visão, premiaram este ano as categorias de “Economia, Direito e Gestão do Desporto”, “Fisiologia e Biomecânica do Desporto” e “História e Sociologia do Desporto”.

A calendarização da 6.ª edição foi afectada pela pandemia da COVID-19, mas nem por isso o número trabalhos submetidos a concurso diminuiu. Na edição referente a 2020-2021, o número de candidaturas voltou a superar as edições anteriores, com a submissão de 72 trabalhos à análise do júri de especialistas de cada uma das áreas.

Leia também...

Uma Escola do presente a preparar-se para o futuro

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) assinala, no próximo dia 16 de Maio, o seu 49.º aniversário ao serviço da comunidade e…

Câmara de Abrantes avança com investimento de 1,9 ME em nova creche

A Câmara de Abrantes vai investir cerca de 1,9 milhões de euros (ME) na construção de uma creche com capacidade para 135 crianças, tendo…

Orçamento Participativo Escola do Cartaxo vai a votos dias 18 e 19 de Junho

Nas assembleias participativas do Orçamento Participativo Escolar 2018, que vão decorrer no Cartaxo e em Pontével, os alunos do 1.º Ciclo vão apresentar projectos…

Finalistas das escolas INSIGNARE receberam os seus diplomas

Cerca de 500 pessoas participaram na Cerimónia Oficial de Entrega de Diplomas aos Alunos Finalistas da Escola Profissional de Ourém e da Escola de…