O internamento no Hospital Distrital de Santarém não tem sido fácil para os doentes em tempo de pandemia, que se vêem privados de receber visitas nesta altura atípica e anormal. Para combater esta “solidão”, os enfermeiros da unidade hospitalar iniciaram a realização de videochamadas entre os doentes e familiares.
A enfermeira-chefe do Serviço de Cirurgia Geral/Unidade 2, Isilda Ferreira, destaca que é “importante importante oferecer este serviço a doentes internados, sobretudo os mais idosos que não têm facilidade no acesso às novas tecnologias”.
Para a profissional de saúde, esta possibilidade de utilização das tecnologias permite “um ambiente mais humanizado, bem como poderá ser tranquilizador com esta proximidade que se obtém através das tecnologias por videochamada”, acrescentando que, tentarão continuar “a proporcionar este tipo de comunicação online entre os doentes e os seus familiares”.
A enfermeira refere ainda que “esta comunicação digital poderá ser menos eficiente para o doente em situações que está mais prostrado”, contudo, considera que “para a família é importante, pois permite que a mesma possa acompanhar o evoluir da situação do seu familiar”.
Por seu lado, Graça Lanhoso, enfermeira-chefe do Serviço de Cirurgia Geral/Unidade 1, realça que “numa altura como a que vivemos, em que os doentes internados não conseguem ver os seus familiares, é muito importante desenvolver iniciativas como esta.”
Até agora, estas visitas “virtuais” no HDS têm sido realizadas via Facebook, quando estão reunidas as condições, ou seja, quando enfermeiros e familiares estão disponíveis. No futuro, o desejo da unidade hospitalar é poder desenvolver este projecto de forma mais alargada, eventualmente com um horário marcado.