No passado Sábado, dia 22 de Abril, o Complexo Desportivo do Bairro da Boavista, em Lisboa, recebeu os melhores atletas nacionais para o torneio de qualificação para os European Games 2023, em Teqball, também conhecidos por Jogos Olímpicos Europeus, que se realizam na Polónia, no mês de Junho. 

Apenas 8 atletas cumpriram os requisitos de elegibilidade para representar Portugal neste importante certame internacional. Para que os atletas pudessem lutar por uma presença nos European Games, tinham que jogar pelo menos duas das quatro etapas de qualificação. Budapeste, Skopje, Madrid e Podgorica foram os locais escolhidos pela FITEQ – Fédération Internationale de Teqball para que 18 países europeus se pudessem qualificar e marcar presença na Polónia, com Portugal a terminar num brilhante 6º lugar. 

Destes 8 atletas, Rui Leitão, João Pinheiro, João Paulo Henriques e  Luís Santos representam os “Caixeiros” de Santarém. 

Guilherme Henriques, António Henriques, Baptiste Berna e Dionísio Gonçalves são os restantes atletas que faziam parte deste restrito grupo de jogadores. 

Apenas 3 duplas se apresentaram no Sábado, no bairro da Boavista uma vez que Rui Leitão estava em Miami a jogar uma etapa do USA Teqball Tour. O torneio assentava num sistema de todos contra todos, sendo que a dupla 1ª classificada garantiria o acesso aos European Games.

João Pinheiro e Luís Santos, dos “Caixeiros” de Santarém venceram todos jogos, carimbando, assim, o passaporte para a Polónia. 

Pela primeira vez o Teqball será modalidade de medalha nestes Jogos Olímpicos Europeus e os atletas nacionais irão integrar a delegação Olímpica portuguesa, juntamente com atletas de mais de 40 modalidades. Um marco na história do Teqball nacional com os atletas dos “Caixeiros” a integrar aquela que será a primeira Selecção Nacional reconhecida pelas entidades oficiais que gerem o desporto em Portugal. 

Ao mesmo tempo que decorria este torneio de qualificação, Rui Leitão, dos “Caixeiros” de Santarém estava a disputar, em Miami, uma etapa do Teqball Tour, onde estavam presentes alguns dos melhores atletas do mundo. O jogador do clube de Santarém formou dupla com David Esquivel, dos Estados Unidos, tendo terminado num excelente 9º lugar, entrando no grupo do Prize Money. 

Uma semana em grande para o Teqball nacional e em especial para os “Caixeiros” de Santarém. 

Leia também...

Instituto Politécnico de Santarém celebrou 43º aniversário (galeria de fotos)

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) assinalou, a 5 de Junho, 43…

Seniores vitorianos seguem na liderança do campeonato

Ao cabo de três jornadas, a jovem equipa de seniores masculinos do…

Campeonato nacional de motocross arrancou na Moçarria

A temporada de 2020 do campeonato nacional de motocross abriu oficialmente no…

Acordo ibérico sobre caudal no rio Tejo é “benéfico mas insuficiente” para o Médio Tejo 

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo considerou hoje benéfico,…