O Campo Emílio Infante da Câmara, em Santarém, foi, no domingo dia 16, palco do 1º Campeonato Nacional de Petanca Mistos, organizado pela Associação Académica de Santarém, Associação de Petanca da Zona Centro e Federação Portuguesa de Petanca. A prova contou com a participação de 68 equipas de duplete, sendo 37 da Associação de Petanca da Zona Centro, 14 da Associação de Petanca do Algarve, 12 da Associação de Petanca do Barlavento Algarvio e Sudoeste Alentejano, 3 da Associação de Petanca da Zona Norte e 2 Associação de Petanca da Madeira.
Dos 19 clubes presentes, o anfitrião foi o mais representativo com 14 formações, seguido do Clube Petanca Escola de Loulé e Clube Petanca São Pedro do Estoril com 8 cada, Centro Cultural Desportivo Câmara Municipal de Lagos com 5, Clube de Campismo de Lisboa e Grupo Desportivo Sobreirense Boulodrome com 4 cada, Associação Onda Sólida Arraial, Grupo Amigos do Chinicato e Grupo Desportivo Cultural de Machados com 3 cada, Associação de Amigos da Petanca de Muge, Clube Desportivo Cultural da Nave, Clube Desportivo e Recreativo Santanense, Estrela Desportiva de Bensafrim, Grupo Desportivo do Granho e Petanca S. Mamede Batalha, todos com 2, e por último, com 1 cada, Associação Desportiva Cultural Solidariedade Social do Lavradio, Casa do Pessoal da RTP-Porto, Centro Recreativo e Cultural de Briteiros e Clube Petanca de Estorãos.
Sílvia Ramos e Florian Queirós, da Associação Académica de Santarém, sagraram-se campeões nacionais, vencendo na final a dupla do Clube Petanca São Pedro do Estoril, Jéssica Esteves e Mustafa Elamri.
No último lugar do pódio ficou o par Nortenho, Sylvie Leite e Avelino Marques, do Centro Recreativo e Cultural de Briteiros, que, no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, ganhou a Maria Pereira e Tomás Conceição, da Petanca S. Mamede Batalha. Linda Claro e Pedro Marques, do Grupo Desportivo Sobreirense Boulodrome, foi a melhor das 32 formações que não conseguiram o apuramento para o torneio principal e que disputaram a Taça Cidade de Santarém.
As 2ª, 3ª e 4ª classificadas foram, respetivamente, Rosália Fernandes e Pedro Silva, do Grupo Amigos do Chinicato, Maria Reis e Carlos Marques, do Centro Cultural Desportivo Câmara Municipal de Lagos, e Ingride Carmo e Paulo Carmo, do Grupo Desportivo Sobreirense Boulodrome. As competições nacionais regressam a 10 de setembro com a Taça Inter Associações “Abel Ferreira”.