“É importante os jovens unirem-se e associarem-se a causas que possam melhorar a sociedade”

A Associação dos Amigos das Caneiras foi recentemente reactivada ao fim de oito anos. Um conjunto de jovens organizou-se e colocou termo à inactividade da associação. O presidente recém-eleito, Miguel Pelarigo, define os objectivos a que o grupo de jovens pretende concretizar no futuro, na localidade das Caneiras que esteve em festa de 26 a 28 de Julho.

O que o levou a reactivar a Associação Amigos das Caneiras?
Somos um grupo de jovem naturais da aldeia das Caneiras, que crescemos juntos e neste momento sentimos a aldeia com pouca vida. Unimo-nos com o objectivo de em conjunto reactivar a associação que há oito anos estava desactivada.

Qual é, para si, a importância das associações juvenis?
Para nós é de extrema importância os jovens unirem-se e associarem-se a causas que possam melhorar a sociedade em que vivemos. Sendo esse o nosso maior foco para com a nossa aldeia.

Como interpreta, actualmente, o papel do associativismo na participação cívica dos jovens?
O associativismo para nós não é só uma causa é um dever cívico porque trabalhando em conjunto chegamos mais longe e com maior eficácia nos nossos objectivos. Nós somos o futuro e sem duvida que através do associativismo podemos ter uma maior participação em vários sectores.

Que actividades é que pretendem desenvolver?
São várias as actividades que pretendemos concretizar. No entanto estamos muito no inicio e sabemos que “devagar se vai ao longe”. Mas sim, temos objectivos a médio/longo prazo para melhorar a nossa aldeia. Sendo este evento o nosso principal objectivo.

Que tipo de trabalho querem realizar na comunidade?
A nossa ideia é tentarmos ser um apoio para a população da nossa aldeia. Sermos um ponto de ligação entre as gentes e as entidades estatais, por exemplo. Transmitindo apoio e união.

A associação já tem sede?
Existe um espaço físico (recinto de festas), que neste momento está cedido ao Clube de Caça e Pesca “Os Avieiros”, mas com a reactivação da Associação Amigos das Caneiras está a ser compartilhado por ambos.

Como vive a associação em termos de apoios?
Em relação a esta primeira festa temos que agradecer a todos os nossos patrocinadores, que sem eles tal não era possível. Agradecer também à União de Freguesias da Cidade de Santarém e à Câmara Municipal da cidade, pelo apoio prestado na nossa reactivação. Foram dois meses de trabalho árduo por parte da nossa equipa que esperamos que tenha sucesso. Obrigado ao Correio do Ribatejo por esta oportunidade. Caneiras em festa vos espera.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS