O ex-ministro da Educação, Eduardo Marçal Grilo, foi ontem condecorado com a medalha de ouro do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) pelo papel de relevo que desempenhou na criação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM).
A homenagem aconteceu na cerimónia do 38.º aniversário do IPSantarém, que teve lugar ontem no Auditório Principal da ESDRM, naquela que foi a última vez que Jorge Justino presidiu à comemoração da efeméride, uma vez que está no fim do seu último mandato possível à frente dos destinos do instituto.
Durante a cerimónia, Eduardo Marçal Grilo fez uma intervenção sobre ‘O Ensino Politécnico e o desenvolvimento do interior’.
Eduardo Marçal Grilo foi o impulsionador da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, através do Decreto-Lei nº 352/97, publicado em Diário da República nº 281/97 SÉRIE I-A de 5 de Dezembro de 1997.
Eduardo Marçal Grilo (1942) é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico. Foi director-geral do Ensino Superior, presidente do Conselho Nacional de Educação e ministro da Educação.
Na Gulbenkian, foi director do Serviço de Cooperação e administrador. Actualmente, está ligado à Universidade de Aveiro, é membro do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos.