A Chamusca recebe a partir de sexta-feira (30 de Setembro) e até ao próximo domingo (02 de Outubro) a 8ª edição do Festa Taurina “Eh! Toiro”, um evento que visa enaltecer a tradição e a cultura tauromáquica de um concelho caracterizado como “O Coração do Ribatejo”, onde a afición, o toiro, o cavalo e o folclore ribatejano ocupam um lugar de destaque.

A festa, que vai decorrer na zona envolvente à Praça de Toiros e dentro da própria praça, é uma organização conjunta entre o Município da Chamusca e a Associação Eh! Toiro.

O programa inclui diversas actividades taurinas, com destaque para a grande Corrida de Toiros, no dia 01 de Outubro às 16H, na centenária Praça de Toiros da Chamusca, que assinalará não só o encerro da temporada como também marcará a despedida do cabo Pedro Coelho Reis, que passará o testemunho a João Saraiva, dos Forcados do Aposento da Chamusca.

Para assinalar este momento, os Forcados do Aposento da Chamusca vão juntar, em praça, antigos e actuais elementos, que pegarão em solitário os toiros das ganadarias de Lopes Branco e Manuel Assunção Coimbra. O cartel da já apelidada Corrida do Ano é constituído pelos cavaleiros João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha.

Do programa Eh! Toiro destaque ainda para os encierros, largada de toiros, maneio de gado bravo, demonstrações de toureio a pé e a cavalo, demonstrações de pegas, recortadores, workshop taurino, noite de fados, desfile de gala e a actuação de grupos de sevilhanas.

A inauguração da Festa Taurina está agendada para as 20H de sexta-feira, seguindo-se o encierro (21H30), a largada de toiros (21H45), a actuação da Banda Filarmónica da Carregueira (22H) e do grupo musical “Os Rumo ao Sul” (23H). O Dj Johnny Q vai encerrar a noite com música e diversão a partir da uma da manhã.

A festa continua no sábado com o desfile de gala (14H30), com a corrida de toiros (16H), que promete uma tarde de muita afición, e com a actuação do Coro da Universidade Sénior da Chamusca e Pinheiro Grande (17H, no intervalo da corrida). O início da noite ficará marcado pela atuação do Rancho Folclórico ADECCC Carregueira (20H), seguido do encierro (21H30), da largada de toiros (21H45) e da atuação das Sevilhanas “Las Rocieras da Golegã”. A noite termina com o grupo musical “Los Chupitos” (23H) e com o Dj Escybe que promete animação pela noite dentro.

No último dia, a festa taurina tem início com o maneio de gado bravo (11H30). A tarde começa pelas 15H30 com demonstrações de pegas e de toureio a pé e a cavalo, assim como de recortadores e workshop taurino. Segue-se a actuação dos grupos de sevilhanas “Las Flamenquitas da Chamusca”, “Luna Flamenca” (17H), a atuação do grupo musical “Be-King” (18H) e a atuação do grupo “Vira o Disco” (19H30).

Quase a terminar três dias de festa taurina ainda há lugar para um grande espectáculo de fado na Praça de Toiros (21H30), com a presença dos fadistas: João Chora, Marisa Ferreira, Rui Tanoeiro e Célia Leiria, acompanhados à guitarra portuguesa por Bruno Mira, ao violino por António Barbosa, à viola por Pedro Pinhal, no baixo por Rui Santos e no acordeão por Vítor Moedas.

A 8ª edição do Eh! Toiro termina com um encierro que terá lugar a partir das 22H30. Durante três dias de Festa Taurina não vai faltar folclore, artesanato, música, gastronomia e sobretudo muita afición, numa afirmação de tradição e cultura taurina.

Leia também...

Câmara do Cartaxo investe 100 mil euros em sistema de videovigilância

Município vai instalar 20 câmaras de videovigilância na cidade, com o objetivo de reforçar a segurança pública. O município do Cartaxo vai instalar cerca…

GNR de Santarém solidária entrega bens a idosos que perderam casa em incêndio

Os militares do Posto Territorial de Santarém entregaram vários artigos de vestuário, no dia 8 de Janeiro, a um casal de idosos na localidade…

Mais de 95 mil euros para apoiar o associativismo Riomaiorense

O movimento associativo do concelho de Rio Maior vai receber apoios da autarquia no valor de 95.500 euros, relativos às actividades desenvolvidas durante o…

Câmara de Ourém compra imóvel onde funcionou Colégio Fernão Lopes e área envolvente

O imóvel foi adquirido por meio milhão de euros e vai servir de novas instalações para a biblioteca e arquivos municipais. A Câmara de…