A Chamusca recebe entre os dias 2 e 5 de Outubro a 12.ª edição da Festa Taurina “Eh! Toiro”, um evento que visa enaltecer a tradição e a cultura tauromáquica do concelho, no qual a afición, o cavalo, a gastronomia e o folclore ribatejano voltam a ocupar um lugar de destaque, atraindo milhares de visitantes àquela que é conhecida como a “Vila do Coração do Ribatejo”.
A iniciativa decorre na zona envolvente à emblemática Praça de Toiros da Chamusca e cujo recinto inclui actividades taurinas, folclore, mostras de artesanato, música, gastronomia, sevilhanas, além da tradicional corrida de toiros, que se realizará no dia 3 de Outubro, às 17h00. A corrida contará com as lides dos cavaleiros Manuel Telles Bastos, Gonçalo Fernandes e João Salgueiro da Costa. A pegar estará o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca. Os toiros são da Ganadaria Prudêncio.
A programação musical reúne diferentes propostas para os quatro dias de festas, com destaque para Los Invictus e DJ Boinas (2 de Outubro), Joaquín Moreno e DJ Nuno Bruno (3 de Outubro), Noites Coparias com Luis Romero y su banda e DJ Porta Nova (4 de Outubro), e Marisa Ferreira (5 de Outubro).
A inauguração oficial da Festa Taurina está agendada para as 20h00 do dia 2 de Outubro, seguindo-se os bezerros para crianças (21h00), a actuação da banda Los Invictus (22h00) e do DJ Boinas (00h00). A noite encerra com uma largada de toiros.
A festa continua no dia 3 de Outubro, com destaque para a animação itinerante levada a cabo pela “Charanga os Batatas” (15h00) e para a corrida de toiros (17h00), que promete uma tarde de muita afición. O início da noite ficará marcado pela exibição do Grupo de Sevilhanas “De Tacón” (20h00), seguida do concerto de Joaquín Moreno (22h00) e da subida ao palco do DJ Nuno Bruno (00h00), enquanto os aficionados se reúnem na tradicional largada de toiros.
Já no dia 4 de Outubro, as festividades iniciam-se com uma demonstração de pegas pelo Grupo de Forcados Amadores da Chamusca e Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca (15h00), seguida por uma demonstração de toureio do Clube Taurino da Chamusca (17h00). Ao final da tarde, terá lugar mais uma sessão de bezerros para crianças (18h00) e animação itinerante a cargo de “Victória Ensemble”. À noite, a festa taurina recebe as actividades integradas na Noite Coparias e das quais fazem parte os espectáculos de Luis Romero y su banda (22h00) e do DJ Porta Nova (00h00), além de uma largada de vacas, também à meia-noite.
O último dia do evento, 5 de Outubro, será dedicado às expressões etnográficas e à perícia dos recortadores, cuja exibição começa às 15h00. O final da tarde celebra as raízes da região com as apresentações do Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e do Ribatejo (16h30) e do Grupo Etnográfico Paúl da Trava (17h00). A actuação de Marisa Ferreira, às 18h00, encerra quatro dias de festividades onde não faltará folclore, artesanato, música, gastronomia e sobretudo muita afición, numa afirmação da tradição e cultura taurina.
Organizado pelo Município da Chamusca, com o apoio da União de Freguesias da Chamusca e Pinheiro Grande, o Eh! Toiro pretende promover e enaltecer a tradição e a cultura tauromáquica da Chamusca, aliando a festa brava à música, gastronomia e animação. A entrada é livre.
