Em dia de entrada livre e com uma afluência assinalável na 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até ao próximo dia 10 de Junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como temática central o “Olival e Azeite”, destacaram-se os milhares de visitantes que marcaram presença no certame. 

Hoje foi dia de Entrada Livre, ocasião ideal para uma visita à Feira Nacional de Agricultura e poupar o valor de aquisição do bilhete. O evento contou com uma adesão assinalável ao longo do dia e milhares de pessoas aproveitaram a oportunidade para tomar conhecimento com as últimas novidades do sector agrícola, além de degustaram produtos de qualidade reconhecida. 

O debate e a discussão de temas relacionados com a actividade agrícola são parte integrante do certame e o realce do dia foi o seminário “Oportunidades para o Desenvolvimento do Turismo em Espaço Rural”, organizado pela CAP, no qual se falou das potencialidades do turismo em espaço rural e se deu a conhecer alguns dos exemplos de sucesso desta temática.

PUBLICIDADE

A “Estratégia para a Afirmação do Turismo e o Turismo como Motor de Desenvolvimento para as Zonas Rurais” foram temas em foco. Recorde-se que devido às grandes transformações que o sector agrícola tem vindo a sofrer ao longo dos tempos e à a redução das receitas oriundas da agricultura tradicional, é fundamental desenvolver a concertação e estabelecer o equilíbrio entre o desenvolvimento turístico e o desenvolvimento rural.

Discutir, debater e dar a conhecer as perspectivas legislativas que foram conhecidas no dia 1 de Junho e traçar as directrizes da PAC  depois de 2020 foi o objectivo do colóquio “Política Agrícola Comum, PAC Pós – 2020” organizado pela CNA – Confederação Nacional de Agricultura.

No âmbito da 5ª edição do Prémio Empreendorismo e Inovação Crédito Agrícola realizou-se o encontro “Novas Aplicações para a Agricultura” durante o qual se apresentaram projectos de inovação com novas aplicações nas áreas Agrícola, Agro-industrial e da Floresta.

Durante dia destacou-se também a “Acção de Formação para Criadores de Limousine” (Org. ACL Limousine), uma forma de proporcionar novas aprendizagens a quem trabalha na área e ainda o “Balanço da Campanha” (Organização da CAP).

Sector pecuário premeia os melhores

As Actividades Equestres voltaram a estar no centro das atenções com a realização do 8º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana e o 25º Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas, o Concurso de Traje à Portuguesa, além do Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela.

O dia também ficou marcado pela realização do Concurso Morfológico do Porco de Raça Alentejana no Pavilhão da Suinicultura.

Uma vez mais demonstra-se que a Feira Nacional de Agricultura é o palco de excelência para que os criadores possam mostrar a excelência dos exemplares em prova, uma forma de valorização e reconhecimento com impacto comercial.

Visitas Oficiais

A Feira Nacional de Agricultura marca a agenda politica e o Dia Livre não podia ser exceção. Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização e Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas visitaram o evento e tomaram contacto com a realidade de muitos expositores.

05 de Junho, terça-feira

Amanhã, Dia do Município de Coruche”, o ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura” volta a estar na ordem do dia com a realização de vários seminários e colóquios como “Contabilidade e gestão na Actividade Agrícola” (Organização da CAP/OCC), o Seminário Anual da Fileira da Cortiça (Organização da UNAC), O Impacto do Regime de Pagamento Base na Política Agrícola Comum (Organização da CAP) ou as “PME e as novas Regras Contabilísticas” (Organização da CAP), entre outros.

HORÁRIOS
05 a 09 de Junho
Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 – 22h30
Nave B: 10h00 – 22h30
Nave C: 10h00 – 00h00
Zona Exterior: 10h00 – 22h30
Actividades Lúdicas: 10h00 – 03h00
Nota: A entrada no recinto é efectuada até à 01h00

Domingo, 10 de Junho
Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 – 20h00
Nave B: 10h00 – 20h00
Nave C: 10h00 – 20h00
Zona Exterior: 10h00 – 20h00
Actividades Lúdicas:10h00 – 20h00
Nota: A entrada no recinto é efectuada até às 19h00

PUBLICIDADE
Leia também...

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Loja da Cavalinho assaltada no Centro Histórico de Santarém

A loja do Cavalinho foi alvo de um assalto na madrugada desta…

Colisão entre motociclo e ligeiro de passageiros provoca um ferido grave na EN 118

Um ferido grave é o resultado de uma colisão entre um motociclo…

Advogado positivo à covid-19 obriga Tribunal de Santarém a accionar o Plano de Contingência

As próximas sessões do julgamento de Tancos foram canceladas depois de um…