Ana Quintas é enfermeira e integra a equipa de Cuidados Paliativos no Hospital de Vila Franca de Xira, EPE. O seu interesse pela formação contínua levou-a a inscrever-se na formação de Especialização Avançada Pós-Universitária em Intervenção Clínica em Cuidados Paliativos.
Aberto o concurso para a Bolsa de Formação Isabel Correia Levy da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), Ana Quintas candidatou-se e viu ser-lhe atribuída uma bolsa para formação.
Satisfeita com esta atribuição, a enfermeira de Cuidados Paliativos garante que a aprendizagem que está a fazer é útil também para a equipa multidisciplinar que integra. “Em termos de equipa é notório, estou a fazer actualização de saberes que trago também para a equipa”, refere a enfermeira, acrescentando que estes novos conhecimentos “chegam depois aos nossos doentes”.
Ana Quintas sublinha que esta Especialização permitirá “servir a comunidade na promoção de qualidade de vida ao nível do cuidar paliativo, nos serviços de internamento e/ou especializados”.
A Bolsa de Formação Isabel Correia Levy da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), no valor total de dezasseis mil euros, é uma Bolsa anual instituída com o patrocínio da família e em memória de Isabel Maria Sousa Costa Belo Correia Levy.
Tem a finalidade de financiar e fomentar a participação em atividades de formação (nomeadamente cursos, estágios, visitas de estudo, pós-graduações) de reconhecido mérito na área dos Cuidados Paliativos, em Portugal e no estrangeiro. Serão financiados, na totalidade ou em parte, até 8 candidatos, com o montante máximo individual de 2000 (dois mil) euros.