O concelho de Salvaterra de Magos recebe durante todo o mês de Março, a 24ª edição do Mês da Enguia, um certame gastronómico que atrai milhares de visitantes.

Pelo terceiro ano consecutivo, duas dezenas de restaurantes das freguesias do concelho, vão confeccionar a chamada “Rainha do Tejo”. Das formas mais tradicionais até às mais diversificadas inovações, que foram concebidas ao longo dos últimos 24 anos.

Este peixe do rio tem como pratos tradicionais as enguias fritas, o ensopado ou a caldeirada. Pratos como as enguias grelhadas, de torricado ou à lagareiro, espetada ou cataplana de enguias são as derivações inovadores que se podem encontrar em Salvaterra de Magos ao longo de 31 dias.

A apresentação da edição 2020 decorreu na terça-feira, 18 de Fevereiro, no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos.

O Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos destacou a evolução que o certame tem vindo a ter ao longo dos anos e o número crescente de visitantes que se deslocam ao concelho ao longo do mês.

O Mês da Enguia junta à gastronomia outras actividades, como a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, os passeios de barco no Rio Tejo, as exposições, alojamento, as casas vinícolas, a cultura, o desporto e a animação.

O Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo felicitou a autarquia pelo sucesso da iniciativa e destacou a gastronomia como produto fundamental do turismo.

Já a Chef da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, realça que, apesar da enguia ser um produto nacional, foi elevada a rainha no concelho devido ao pratos inovadores criados na região.

Entre 28 de Fevereiro e 31 de Março, são muitas as sugestões para descobrir e degustar a enguia nos restaurantes aderentes ao evento, não deixando de visitar o património natural, histórico e cultural do Concelho de Salvaterra de Magos.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…