A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo faz um balanço positivo da presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realizou de 28 de Fevereiro a 03 de Março, na FIL, em Lisboa.

Durante cinco dias, os municípios, empresas e comunidades intermunicipais estiveram presentes naquela que é a maior feira de turismo nacional, tendo a oportunidade de contactarem tanto com o público profissional como com o público final.

José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, comenta: “Os mais de 100 expositores presentes tiveram a possibilidade de apresentarem as suas mais-valias e a diferenciação da sua oferta aos visitantes nacionais e internacionais.  Foi a oportunidade de apresentar toda a diversidade da oferta turística do Alentejo e do Ribatejo, desde a Enogastronomia – com a Capital do Vinho no Ribatejo em destaque – a Cultura, a Natureza, sobressaindo aqui a Serra de São Mamede, ou os Cruzeiros no Alqueva e no Tejo. Tenho ainda de enfatizar a criação de uma área de atendimento e de exposição própria para o Ribatejo, o que acreditamos terá favorecido a visibilidade desta Região na BTL”, acrescentou aquele responsável.

Nos dias destinados aos profissionais, as empresas do Ribatejo e Alentejo tiveram acesso a um espaço reservado a reuniões, sendo que para José Santos “esta vertente foi da maior relevância para os operadores locais, que apostaram na realização de reuniões one to one, com vista à concretização de potenciais parcerias de negócio. Colocámos ainda a funcionar áreas temáticas de negócio ligadas ao Enoturismo e à Náutica”.

O stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com mais de 1290 m2, foi também o palco de diversas apresentações de produtos e serviços, entre as quais o lançamento do portal Alentejo & Ribatejo Outdoor, plataforma que agrega a oferta de ‘Walking & Cycling’ dos dois destinos, e os Calendários de Eventos para este ano. Entre as diversas iniciativas, destacam-se ainda, a título de exemplo, a candidatura do Baixo Alentejo a Cidade Europeia do Vinho e a apresentação dos caminhos de Santiago em parceria com os hotéis Vila Galé e o operador Try Portugal.

Nos dias dedicados ao público em geral, o stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo contou ainda com muita animação, entre as tradicionais actuações do Cante Alentejano e do Fandango, até à plataforma de vídeobooth 360º, que transportava os visitantes para as paisagens dos dois destinos.

Os visitantes tiveram ainda a possibilidade de concorrer ao passatempo ‘Desperte os sentidos no Alentejo’ e ‘Desperte os sentidos no Ribatejo’, habilitando-se a ganharem estadias e experiências nos dois destinos.

“Este ano, inovámos na forma como nos apresentámos aos visitantes durante o fim-de-semana, trazendo para o nosso stand uma plataforma animada e um passatempo, que permitiu a interacção com quem nos visitou. Foi mesmo um Alentejo Caiado de Fresco e um Ribatejo em Festa”, conclui José Santos.

De salientar ainda a presença da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo em outras áreas da BTL, como o grande Auditório, no qual decorreram várias conferências com a presença de agentes e entidades do sector, com uma acção de patrocínio na qual a marca “Alentejo Caiado de Fresco” esteve em destaque.

Leia também...

Exposição de pintura “Melhores Amigos” patente na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere

Está patente na Biblioteca Municipal Dr. António Baião a exposição de pintura…

Académica de Santarém entrega distinções em noite de Gala (VÍDEO)

A Associação Académica de Santarém reuniu a família Briosa para distinguir e…

GNR fiscaliza veículos pesados de mercadorias e passageiros

De hoje a domingo.

Presidente da UDIPSS demite-se devido à “resistência interna” na instituição

Hilário Teixeira anunciou que se demitiu de presidente da direcção da União…