O Entroncamento celebrou no sábado, dia 24 de Novembro, o 73º aniversário da elevação a concelho, um momento marcado pela cerimónia oficial.

Após o hastear das bandeiras no Edifício dos Paços do Concelho, o Centro Cultural recebeu a cerimónia presidida por Jorge Faria, Presidente da Câmara Municipal.

Este foi também o momento que o Município do Entroncamento escolheu para atribuir a Medalha Municipal de Serviço Público, grau bronze, prata e ouro, aos trabalhadores que atingiram 15, 25 e 35 anos de serviço.

Posteriormente o Presidente da Câmara Municipal no seu discurso fez uma breve referência aos projectos desenvolvidos e também aos futuros projectos que se pretendem desenvolver no concelho, nomeadamente a reabilitação do Bairro de Camões.

Seguiu-se a conferência “A Arte de Cottinelli Telmo no Entroncamento”, arquitecto cuja obra está fortemente ligada à Companhia dos Caminhos de Ferro e também ao Entroncamento, onde se destaca o Armazém de Viveres, hoje Museu Nacional Ferroviário, e também ao emblemático Bairro de Camões.  Como oradores estiveram João Paulo Martins e Ana Rita Venda, ambos Arquitectos da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e a Professora Manuela Poitout, exímia conhecedora da história do Entroncamento.

O momento alto destas comemorações foi a assinatura do Contracto de subconcessão de espaço de uso privativo de um edifício denominado “Escola de Camões” e terreno envolvente, entre o Município do Entroncamento e a IP Património; do Contrato de subconcessão de espaço de uso público no denominado Bairro de Camões, entre o Município do Entroncamento e a IP Património; do Contrato de Promessa de Compra e Venda de Aquisição das 32 moradias do Bairro de Camões, entre a IP Património e a Camões Coop – Cooperativa de Habitação Económica e do Protocolo de Colaboração para a Reabilitação do Bairro Camões e seus arruamentos, entre o Município do Entroncamento e a Camõescoop.

Este momento oficializa assim o projecto de futuro para o Bairro de Camões, nomeadamente das 32 moradias que irão manter a traça original, incerto está ainda o futuro da Escola Camões, segundo o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria “poderá avançar uma Consulta Pública, tendo em conta o valor emocional que este edifício tem para muitos entroncamentenses e por conseguinte importa ouvir a comunidade”.

Para finalizar decorreu na Galeria Municipal a inauguração da Exposição de Pintura “Bairro de Camões – Memórias do Tempo”, de Isabel Fonseca, que estará patente até ao próximo dia 9 de Dezembro.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…