No dia 5 de Novembro, realizou-se nos Jardins de Infância e Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e no Jardim de Infância da Encoprof, o exercício nacional “A Terra Treme”.

O exercício, que visa o simulacro do que se deve fazer em caso de ocorrência sísmica, foi promovido pela Autoridade Nacional de Protecção Civil em conjunto com a Câmara Municipal do Entroncamento e destinou-se aos mais novos, que treinaram os três gestos básicos de protecção em caso de sismo: Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se; Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente; Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Nas escolas do concelho os professores escrevem no quadro o nome dos alunos presentes em cada dia, na sala de aula, e em caso de alguma ocorrência que seja necessária a evacuação da sala, o professor é o ultimo a sair e responsável pela verificação da saída de todos os alunos.

Para além da prática dos 3 gestos básicos, o exercício “A Terra Treme” pretende promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo.

Leia também...

Único balcão bancário encerrou na vila do Couço

O encerramento, na última sexta-feira, do único balcão bancário que existia na…
Foto ilustrativa

Dezanove concelhos de quatro distritos em perigo máximo de incêndio

Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Santarém apresentam…

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Médio Tejo criticam incumprimento de promessa da ministra da Coesão Territorial

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Médio Tejo criticou hoje…

Feira Nacional de Agricultura “superou as expectativas” e “marcou agenda política”

Mais de 180 mil pessoas visitaram a 55.ª Feira Nacional de Agricultura…