O Museu Nacional Ferroviário recebeu entre os dias 28 e 30 de setembro, o Festival Vapor – A Steampunk Circus, um evento que celebrou o Património Ferroviário, recorrendo à estética Steampunk dos primórdios da Revolução Industrial, numa abordagem retrofuturista.

O objectivo deste projecto foi retirar proveito das infraestruturas e do Património Ferroviário, incorporando a temática do Steampunk nas actividades de música, cinema, jogos, workshops e desfiles do Festival. Sendo o Steampunk um estilo retro no qual a tecnologia moderna avança a partir da maquinaria a vapor, o Museu Nacional Ferroviário, com a sua perspetiva singular de contar a história da Europa e do Mundo, foi o local perfeito para receber este festival, como referiu Maria José Teixeira, Gestora de Projectos do Museu.

A aposta do Município do Entroncamento e dos parceiros foi trazer à cidade e à região um festival diferenciador, potenciado pelo cenário proporcionado pelo Museu Nacional Ferroviário, que garantiu um enquadramento estético único no país.

O Festival Vapor celebrou a História, Memória e Património Ferroviário através de um evento inovador que reuniu música, teatro, literatura e muita diversão em família.

Este Festival nasceu de uma candidatura ao Programa “Produtos Turísticos integrados de Base Intermunicipal, sendo os seus promotores o Município do Entroncamento, o Turismo do Centro, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Fundação Museu Nacional Ferroviário.

Cerca de 4.000 visitantes estiveram no Museu Nacional Ferroviário num fim de semana diferente.

Leia também...

Quatro dias de ‘Almeirim Night Sessions’ no Kartódromo por ocasião das Festas da Cidade

O Kartódromo de Almeirim é o palco de quatro noites de música electrónica, sempre a partir das 00h00, por ocasião das Festas da Cidade,…

Vacinação em nove concelhos da Lezíria arranca hoje

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria vai iniciar quarta-feira a vacinação contra a covid-19 nos nove concelhos do distrito de Santarém…

Destreza canina em competição durante três dias

No Regimento de Apoio Militar de Emergência, em Abrantes.

Novas lojas do cidadão em Cartaxo, Constância e Ourém até Junho de 2026

O secretário de Estado para a Digitalização adiantou ontem que vão ser abertas 18 Lojas do Cidadão em 18 municípios novos até Junho, entre…