O Museu Nacional Ferroviário recebeu entre os dias 28 e 30 de setembro, o Festival Vapor – A Steampunk Circus, um evento que celebrou o Património Ferroviário, recorrendo à estética Steampunk dos primórdios da Revolução Industrial, numa abordagem retrofuturista.

O objectivo deste projecto foi retirar proveito das infraestruturas e do Património Ferroviário, incorporando a temática do Steampunk nas actividades de música, cinema, jogos, workshops e desfiles do Festival. Sendo o Steampunk um estilo retro no qual a tecnologia moderna avança a partir da maquinaria a vapor, o Museu Nacional Ferroviário, com a sua perspetiva singular de contar a história da Europa e do Mundo, foi o local perfeito para receber este festival, como referiu Maria José Teixeira, Gestora de Projectos do Museu.

A aposta do Município do Entroncamento e dos parceiros foi trazer à cidade e à região um festival diferenciador, potenciado pelo cenário proporcionado pelo Museu Nacional Ferroviário, que garantiu um enquadramento estético único no país.

O Festival Vapor celebrou a História, Memória e Património Ferroviário através de um evento inovador que reuniu música, teatro, literatura e muita diversão em família.

Este Festival nasceu de uma candidatura ao Programa “Produtos Turísticos integrados de Base Intermunicipal, sendo os seus promotores o Município do Entroncamento, o Turismo do Centro, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Fundação Museu Nacional Ferroviário.

Cerca de 4.000 visitantes estiveram no Museu Nacional Ferroviário num fim de semana diferente.

Leia também...

Município de Ourém já despendeu mais de 1 ME para colmatar danos de 2022

O Município de Ourém, um dos mais afectados pelos incêndios em Julho…

GNR levanta 30 autos de contraordenação por falta de cobertura em poços

O Núcleo de Protecção Ambiental da Guarda Nacional Republicana de Tomar levantou…
Foto de arquivo

Santuário promove segundo seminário para “desCodificar Fátima”

O Santuário de Fátima vai promover no mês de janeiro o segundo…

“Da Monarquia à República: o tempo de Anselmo Braamcamp Freire” na Casa do Brasil

O historiador José Miguel Sardica apresenta, sábado, às 16:00, na Casa do…