EPVT vence Desafio Criativo da Câmara de Santarém

A Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) participou, em Dezembro passado, no concurso “Desafio Criativo”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém (CMS) que procurou envolver a comunidade escolar na promoção e sensibilização dos/as alunos/as para as matérias relacionadas com estereótipos de género e as diferentes formas de discriminação.

A Câmara Municipal de Santarém, através da implementação da Estratégia Nacional para a Igualdade e a não Discriminação – Portugal +Igual (ENIND 2018-2030), assume o seu papel na promoção, prossecução e garante da igualdade entre Homens e Mulheres e não discriminação em função do género, princípio fundamental consagrado na Constituição da República Portuguesa. Neste sentido, a CMS desenvolveu o concurso Desafio Criativo, tendo por base a premissa que a escola tem como missão promover a igualdade de oportunidades e educar para os valores do pluralismo e da igualdade.

O concurso consistiu na selecção de ideias criativas – um logótipo e um slogan – produzidas por alunos e alunas do Ensino Secundário e Profissional (com equivalência ao 12.º ano de escolaridade), de forma a serem utilizados nas várias medidas a implementar, em diferentes planos municipais.

A CMS divulgou, recentemente, os resultados do concurso e três dos oito grupos concorrentes da EPVT, todos do 11.º ano do curso profissional Técnico/a de Multimédia, ficaram no pódio. O primeiro classificado foi MDRM, equipa composta pelos alunos Rafael Rosalino, Marius Cojocaru, Daniel Melnykov e Miguel Janeiro. O segundo lugar pertenceu a Renovadoras da Sociedade, equipa constituída pelas alunas Nicole Mendes e Beatriz Silva. Em terceiro lugar, ficou o grupo Século 21, formado pelos alunos Hugo Nogueira, João Nogueira, Sofia Lança e Beatriz Catroga.

A sessão de informação sobre a classificação final e a entrega de prémios decorreu a 2 de Março, pelas 15h00, nos Paços do Concelho do Município de Santarém. A equipa vencedora recebeu um prémio “Desafio Criativo McDonald’s” no valor de 200€ e todas receberam uma menção honrosa.

A entrega dos referidos prémios ficou a cargo de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Rato, Vereador da Câmara de Santarém, Eduarda Marques, Directora da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Maria Emília Santos, gerente do Restaurante McDonald’s de Santarém e patrocinadora do 1.º prémio, Manuela Baião, Directora Técnico-Pedagógica da EPVT, Maria Elisabete Filipe, Chefe da Divisão de Ação Social e Saúde, do Departamento de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social do Município de Santarém e Carlos Amado, Assistente Técnico da Câmara Municipal de Santarém.

Os 12 trabalhos concorrentes vão estar expostos no Pavilhão do Futuro, durante as Festas de S. José, que decorrem de 18 a 22 de Março, no Campo Infante da Câmara, junto à Casa do Campino.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS