A Escola Secundária do Cartaxo apresentou recentemente a oferta formativa para o ano lectivo 2021/2022, onde se destaca a disponibilização do Curso Profissional de Técnico Vitivinícola.

A escola é a única da região da lezíria do tejo a oferecer este curso à comunidade educativa, sendo reconhecida pela Rede de Ofertas Qualificantes por oferecer um conjunto muito alargado de cursos profissionais e de oferta formativa para adultos.

A Rede de Ofertas Profissionalizantes, é definida pela Agência Nacional para a Qualificação e decorre de ferramentas como o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) e o Sistema de Antecipação das Necessidades de Qualificação (SANQ).

“Demonstra a importância que estas ferramentas estratégicas reconhecem à vitivinicultura no nosso concelho e a necessidade que encontraram de profissionais qualificados na área de vitivinicultura. A iniciativa de propor o Curso de Técnico Vitivinícola foi da Câmara Municipal, mas o acolhimento, quer pela Rede, quer pelo agrupamento, foi imediato”, refere Jorge Tavares, director do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo.

PUBLICIDADE

O SANQ é um sistema de diagnóstico de necessidades de qualificações e de indicação de áreas e saídas profissionais prioritárias, que permite estabelecer orientações para a definição da rede de oferta formativa. A CIMLT encontra-se a proceder a uma reavaliação do SANQ, que estará em vigor no ano lectivo de 2022/2023.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, o facto de o Cartaxo passar a ser o único município da Lezíria do Tejo a “ter oferta formativa de nível profissional na área da vitivinicultura, é um enorme motivo de orgulho para o concelho”.

A Escola Secundária do Cartaxo tem aprovada a oferta de Cursos Profissionais: Técnico Vitivinícola, o único da Lezíria do Tejo, Técnico de Contabilidade, Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Ação Educativa, Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar. Cursos de Educação Formação (CEF); Oferta para assistentes administrativos e operadoras de distribuição. Cursos Cientifico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias; Ciências Socioeconómicas; Línguas e Humanidades; Artes Visuais. Centro Qualifica (cursos e qualificação para adultos): Curso EFA ensino básico/secundário; formações modulares RVCC.

PUBLICIDADE
Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…

Morreu Asdrúbal, figura de Santarém

Asdrúbal, figura icónica e popular de Santarém, faleceu na madrugada deste domingo,…