No próximo dia 11 de Outubro, a Escola Secundária Sá da Bandeira dá início às comemorações dos 175 anos de uma intensa actividade pedagógica e formativa. O programa estende-se ao longo de um ano, prometendo envolver toda a comunidade escolar e a cidade, a fim de demonstrar o papel fundamental que esta instituição tem tido na nossa vida colectiva, tendo formado várias gerações de alunos.

A par disso, junta-se uma outra efeméride: a dos 75 anos da construção do actual edifício. Este Liceu Nacional foi projectado e construído no início da década de 40, no âmbito do “Programa de construções, ampliações e melhoramentos de edifícios liceais”, o designado “Plano de 38”. Obedecendo, grosso modo, ao “Programa Geral para a Elaboração dos Projectos dos Liceus”, programa base definido pela Junta das Construções do Ensino Técnico e Secundário: edifício do Liceu foi o primeiro a ser construído de acordo com este plano.

A propósito destas efemérides, o Correio do Ribatejo esteve à conversa com Adélia Esteves, actual directora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira. Pode ler a entrevista completa na edição impressa de 05 de Outubro do Jornal Correio do Ribatejo, que destaca um caderno especial de oito páginas a estas comemorações.

Leia também...

520 casos confirmados de covid-19 no distrito de Santarém

O distrito de Santarém registou até segunda-feira, 18 de Maio, 520 casos confirmados de covid-19, sendo que 357 deles dos casos já estão recuperados…

Pedido para ouvir primeiro-ministro no caso de Tancos chegou ao Conselho de Estado

O pedido do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) para ouvir o primeiro-ministro, António Costa, como testemunha, no processo de Tancos chegou esta segunda-feira,…

Apresentado Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo

Foi apresentado, na manhã de ontem, quinta-feira, dia 14 de Junho, no Convento de São Francisco em Santarém o Plano Integrado e Inovador de Combate…

Tribunal de Santarém julga 27 arguidos por burla de 2ME ao SNS

O Tribunal de Santarém começa a julgar, quinta-feira, 27 arguidos, entre os quais duas farmácias, por falsificação de documentos e burla agravada, num processo…