No próximo dia 11 de Outubro, a Escola Secundária Sá da Bandeira dá início às comemorações dos 175 anos de uma intensa actividade pedagógica e formativa. O programa estende-se ao longo de um ano, prometendo envolver toda a comunidade escolar e a cidade, a fim de demonstrar o papel fundamental que esta instituição tem tido na nossa vida colectiva, tendo formado várias gerações de alunos.

A par disso, junta-se uma outra efeméride: a dos 75 anos da construção do actual edifício. Este Liceu Nacional foi projectado e construído no início da década de 40, no âmbito do “Programa de construções, ampliações e melhoramentos de edifícios liceais”, o designado “Plano de 38”. Obedecendo, grosso modo, ao “Programa Geral para a Elaboração dos Projectos dos Liceus”, programa base definido pela Junta das Construções do Ensino Técnico e Secundário: edifício do Liceu foi o primeiro a ser construído de acordo com este plano.

A propósito destas efemérides, o Correio do Ribatejo esteve à conversa com Adélia Esteves, actual directora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira. Pode ler a entrevista completa na edição impressa de 05 de Outubro do Jornal Correio do Ribatejo, que destaca um caderno especial de oito páginas a estas comemorações.

Leia também...

Quatro detidos em operação de combate ao crime de furto qualificado

Quatro pessoas foram detidas na sequência de uma operação de combate ao crime de furto qualificado, na qual foram apreendidas viaturas, dinheiro e equipamentos.…

Secretário de Estado da Agricultura inaugura ponte D. Manuel para servir agricultores de Almeirim

A ponte D. Manuel, situada junto ao Casal Branco, no concelho de Almeirim foi inaugurada este domingo, 9 de Agosto, e contou com a…

Deduzida acusação contra professora de Abrantes suspeita de matar marido

O Ministério Público deduziu acusação contra uma professora de Abrantes suspeita de homicídio qualificado pela morte do marido, também professor, ocorrida em Agosto último,…

Município de Tomar atribui 41 bolsas de estudo a alunos do concelho

O Município de Tomar volta a atribuir bolsas de estudo de apoio aos alunos naturais ou residentes no concelho há mais de cinco anos.…