No próximo dia 11 de Outubro, a Escola Secundária Sá da Bandeira dá início às comemorações dos 175 anos de uma intensa actividade pedagógica e formativa. O programa estende-se ao longo de um ano, prometendo envolver toda a comunidade escolar e a cidade, a fim de demonstrar o papel fundamental que esta instituição tem tido na nossa vida colectiva, tendo formado várias gerações de alunos.

A par disso, junta-se uma outra efeméride: a dos 75 anos da construção do actual edifício. Este Liceu Nacional foi projectado e construído no início da década de 40, no âmbito do “Programa de construções, ampliações e melhoramentos de edifícios liceais”, o designado “Plano de 38”. Obedecendo, grosso modo, ao “Programa Geral para a Elaboração dos Projectos dos Liceus”, programa base definido pela Junta das Construções do Ensino Técnico e Secundário: edifício do Liceu foi o primeiro a ser construído de acordo com este plano.

A propósito destas efemérides, o Correio do Ribatejo esteve à conversa com Adélia Esteves, actual directora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira. Pode ler a entrevista completa na edição impressa de 05 de Outubro do Jornal Correio do Ribatejo, que destaca um caderno especial de oito páginas a estas comemorações.

Leia também...

VÍDEO | PSP de Santarém surpreende pequeno Salvador em dia de aniversário

A Polícia de Segurança Pública de Santarém surpreendeu o pequeno Salvador no dia em que comemora 10 anos de idade. As autoridades deslocaram-se à…

CHMT alerta para falsos pedidos de material de protecção individual

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) diz serem falso os pedidos de equipamentos de protecção individual (EPI’s) que circulam nas redes sociais garantindo…

Festival de Marionetas “Manobras” de 14 de Setembro a 31 de Outubro em 11 municípios

A segunda edição do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas vai acontecer a partir de dia 14, até 31 de Outubro,…

Seguros devem abranger seca e fundos mutualistas podem ser resposta para produção de milho

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu que a seca deve ser incluída nas coberturas dos seguros agrícolas, afirmando-se ainda apologista de mecanismos…