A sessão solene do “XXVII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)”, que decorre entre os dias 14 e 17 de janeiro, teve lugar esta terça-feira, 14 de janeiro, pelas 10h30, no Auditório da Escola Secundária Sá da Bandeira (ESSB). Em 2025, o tema proposto é “O Planeta Terra Pergunta: Onde Queres Morar Amanhã?”, uma questão que visa “tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e o seu impacto”.

João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Beatriz Santos Martins, Vice-presidente da CMS, Alfredo Amante, Vereador da CMS, Inês Barroso, Deputada na Assembleia da República, Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias de Cidade de Santarém, Maria Adélia Esteves, Diretora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, entre outros, marcaram presença no evento.

Na sua intervenção, João Teixeira Leite começou por dar as boas-vindas a todos os participantes, afirmando que “é um orgulho estarmos a trabalhar de uma forma permanente em equipa e podermos colocar à disposição daquilo que é o presente, mas, sobretudo, do nosso futuro, que são estes jovens, este importante debate, ainda por cima sustentado num tema tão relevante como é aquele que vai ser debatido ao longo dos próximos dias”.

O Presidente da CMS lembrou que “todos temos um papel relevante e obviamente que os encarregados de Educação são um pilar fundamental, tal como os professores, que são um pilar fundamental nas nossas vidas. Todos somos importantes neste que é o processo mais rico, que é o processo formativo”.  O Presidente da autarquia reforçou que “estamos disponíveis para continuar este trabalho contínuo, de podermos trazer Santarém para este palco maior do nosso país, com temas tão relevantes e importantes para o nosso futuro coletivo. Estes jovens deixam aqui o contributo de continuarem com este empenho, de nunca desistirem de aprender, de estudarem e de se esforçarem. Vocês são o presente, mas, sobretudo, a nossa esperança, o nosso futuro, e nós temos muita confiança naquilo que são os vossos conhecimentos e naquilo que é a vossa força e determinação. A garantia para que no futuro o nosso mundo, o nosso planeta, o nosso país e o nosso concelho, em particular, possam ser muito melhores do que aquilo que são hoje”.

De referir que, a sessão solene foi abrilhantada com apontamentos musicais interpretados por alunos do Conservatório de Música de Santarém.

Leia também...

Movimento proTejo critica Governo por “ressuscitar” barragem do Alvito

Ecologistas defendem a construção de uma Estação de Captação de Água directamente do rio Tejo na zona da Lezíria do Tejo para uso agrícola…

Santarém recebe Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

A Casa do Campino, em Santarém, acolheu hoje, a sessão Distrital do ensino secundário, da 30.º edição do Parlamento dos Jovens, que este ano…

Reunião entre associação de vítimas e Igreja cria “canal aberto” sobre questão dos abusos

A Associação Coração Silenciado, que representa vítimas de abuso no seio da Igreja, considerou que a reunião hoje tida em Fátima com a Conferência…

Câmara de Alcanena acusa Liga dos Bombeiros de “prepotência”

A Câmara de Alcanena criticou a “tentativa de interferência” da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) na comunicação entre as corporações de bombeiros do concelho…