O Espaço Trocas, em Santarém, celebrou o sétimo aniversário a cuidar de pessoas que sofrem de doença mental e dos mais carenciados, na quarta-feira, 13 de Dezembro. Inaugurado em 2015, o espaço situa-se nas traseiras da antiga Junta de Freguesia de São Domingos e nasceu de uma parceria entre o Hospital Distrital de Santarém (HDS), a União de Freguesias de Santarém e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Santarém.

A enfermeira Carla Ferreira, uma das responsáveis pelo Espaço Trocas explica que o projecto tem duas vertentes: a loja solidária, que apoia a comunidade através de trocas de bens como alimentos roupa ou livros e brinquedos, usando a moeda fictícia do espaço, as cabacinhas, e a vertente de reabilitação e inclusão para pessoas com doença mental.

“É um espaço favorável ao desenvolvimento de competências relacionais e laborais e de inclusão do doente na comunidade”, vinca a enfermeira, que acrescenta que o Espaço Trocas tem, também, como missão fomentar a literacia para a saúde e reduzir o estigma da doença mental. Nestes sete anos em que o projecto tem servido a comunidade escalabitana foram integrados 31 utentes com melhorias clínicas do prognóstico da funcionalidade e da qualidade de vida.

A loja social tem 370 utilizadores da comunidade inscritos e regista uma média de 10 atendimentos diários. O espaço está aberto todas as segundas e quartas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00. Segundo a enfermeira Carla Ferreira os produtos mais procurados são alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupa, utensílios de cozinha, livros e brinquedos. Nem só em busca destes produtos os utentes procuram o Espaço Trocas. A enfermeira explicou que muitos utentes chegam também em busca de conforto, interacção e companhia.

O aniversário contou com a presença de Paula Pinheiro, da diretora do Serviço de Psiquiatria do HDS, Ana Mendes Castelo, psicóloga no HDS, assim como do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves e João Leite, respetivamente, do presidente da União de Freguesias de Santarém, Diamantino Duarte, e Luís Amaral, presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental – APPACDM.

Reportagem completa na edição impressa de 23 de Dezembro

Leia também...

ASAE detecta “deposição incontrolada de resíduos” por empresa de curtumes em Alcanena

Uma operação que reuniu várias entidades detectou “indícios de enterro de raspas azuis e verdes, bem como lamas provenientes das lagoas existentes, com eventual…

Câmara Municipal do Entroncamento aprova apoios de 80 mil euros na área da Educação

O município do Entroncamento anunciou apoios na ordem dos 80 mil euros no setor da educação, com subsídios de material escolar e atribuição gratuita…

Atleta do Clube de Ténis de Santarém é o n­º1 do Ranking Nacional de Sub14

O jovem jogador António Rodrigues, de 13 anos de idade, atleta do Clube Ténis Santarém é o nº1 do Ranking Nacional de Sub14. O…

Autarquias do distrito voltam a ser distinguidas como Familiarmente Responsáveis

Abrantes, Alcanena, Coruche, Mação, Santarém, Sardoal, Torres Novas e Entroncamento foram, mais uma vez, distinguidas como com as bandeiras verdes de “Autarquia Familiarmente Responsáveis”,…