O Espaço Trocas, em Santarém, celebrou o sétimo aniversário a cuidar de pessoas que sofrem de doença mental e dos mais carenciados, na quarta-feira, 13 de Dezembro. Inaugurado em 2015, o espaço situa-se nas traseiras da antiga Junta de Freguesia de São Domingos e nasceu de uma parceria entre o Hospital Distrital de Santarém (HDS), a União de Freguesias de Santarém e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Santarém.

A enfermeira Carla Ferreira, uma das responsáveis pelo Espaço Trocas explica que o projecto tem duas vertentes: a loja solidária, que apoia a comunidade através de trocas de bens como alimentos roupa ou livros e brinquedos, usando a moeda fictícia do espaço, as cabacinhas, e a vertente de reabilitação e inclusão para pessoas com doença mental.

“É um espaço favorável ao desenvolvimento de competências relacionais e laborais e de inclusão do doente na comunidade”, vinca a enfermeira, que acrescenta que o Espaço Trocas tem, também, como missão fomentar a literacia para a saúde e reduzir o estigma da doença mental. Nestes sete anos em que o projecto tem servido a comunidade escalabitana foram integrados 31 utentes com melhorias clínicas do prognóstico da funcionalidade e da qualidade de vida.

A loja social tem 370 utilizadores da comunidade inscritos e regista uma média de 10 atendimentos diários. O espaço está aberto todas as segundas e quartas-feiras, entre as 10h00 e as 12h00. Segundo a enfermeira Carla Ferreira os produtos mais procurados são alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupa, utensílios de cozinha, livros e brinquedos. Nem só em busca destes produtos os utentes procuram o Espaço Trocas. A enfermeira explicou que muitos utentes chegam também em busca de conforto, interacção e companhia.

O aniversário contou com a presença de Paula Pinheiro, da diretora do Serviço de Psiquiatria do HDS, Ana Mendes Castelo, psicóloga no HDS, assim como do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves e João Leite, respetivamente, do presidente da União de Freguesias de Santarém, Diamantino Duarte, e Luís Amaral, presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental – APPACDM.

Reportagem completa na edição impressa de 23 de Dezembro

Leia também...

Trabalhadores da IPSS e Misericórdias da região lutam por aumentos salariais

Os trabalhadores do sector social realizaram uma greve na passada sexta-feira, 7…

Programa gratuito “Abrantes a Nadar” envolve 300 crianças do 4º ano

Os 300 alunos do 4.º ano das escolas do concelho de Abrantes,…

Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo levaram milhares a Coruche

O Parque do Sorraia foi palco, no passado dia 14, da cerimónia…

Centros de vacinação encerrados no período de Natal e fim de ano

Os centros de vacinação contra a covid-19 vão estar encerrados no período…