A família de Carlos Abreu, antigo Vereador da Cultura do Município de Santarém e Presidente do Festival Nacional de Gastronomia – FNG, cedeu à Câmara de Santarém, parte do seu espólio, com o objectivo de poder ser utilizado, no âmbito das comemorações do 40º aniversário deste Festival.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, referiu que “Quem conheceu o Dr. Carlos Abreu, sabe a envolvência que ele tinha com o Festival Nacional de Gastronomia e tudo o que relacionava com a Cultura e com o Turismo, para além de ter sido Presidente da Região de Turismo. Agradeço à família a doação deste espólio.”

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara de Santarém também agradeceu à família e reafirmou que este “É um importante património imaterial que vai dar um contributo para a valorização do Festival e esta é também uma forma de homenagearmos o Dr. Carlos Abreu que muito deu ao Festival Nacional de Gastronomia”.

Nuno Domingos, Vereador da Cultura da Câmara de Santarém manifestou “regozijo com esta doação e agradece à família todo este legado, que muito poderá contribuir para a organização dum espólio relevante da história do Festival Nacional de Gastronomia, nomeadamente, na esteira que o jornalista Manuel Lapa, há muito anos, propôs quando redigiu na sua máquina de datilografia, uma proposta de criação de um Museu da Gastronomia, em Santarém”.

A doação deste espólio, inclui um conjunto de bens de valor histórico, cultural e institucional para a história do Festival, que testemunha a ligação de Carlos Abreu às várias dinâmicas do setor, sobretudo às confrarias. Este espólio integra um cinzeiro em cerâmica do “Zé das Papas”, símbolo e prenda institucional deste Festival, que tem o significado acrescido de ter sido do seu uso pessoal.

Este espólio contempla ainda placas e medalhas de homenagem, medalhas do FNG e de outras entidades, dois trajes de confrarias gastronómicas, um livro, um álbum fotográfico e um vasto conjunto de fotografias, num montante global, avaliado em 1.898 euros.

Leia também...

União dos Sindicatos de Santarém promoveu tribuna pública sobre o trabalho e o direito à vida pessoal e familiar

A União dos Sindicatos de Santarém, em coordenação com a Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN, organizou na manhã da passada…

Investigador aponta falta de lampreia no Tejo à escassez de água e destruição de habitats

O investigador Bernardo Quintella justificou a escassez de lampreia no rio Tejo, que afeta pescadores e turismo, com a destruição de habitats, com a…

Olavo Bilac encerra iniciativa “Verão In.Str… É um espanto!” com concerto no Largo do Seminário

O músico português Olavo Bilac é o responsável pelo concerto de encerramento da iniciativa “Verão In.Str… É um espanto!”, actuando no Largo do Seminário…

Benavente: Associação apresenta propostas para o futuro

A Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) apresentou um conjunto de 157 propostas para o desenvolvimento da freguesia e do concelho de Benavente,…