A família de Carlos Abreu, antigo Vereador da Cultura do Município de Santarém e Presidente do Festival Nacional de Gastronomia – FNG, cedeu à Câmara de Santarém, parte do seu espólio, com o objectivo de poder ser utilizado, no âmbito das comemorações do 40º aniversário deste Festival.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, referiu que “Quem conheceu o Dr. Carlos Abreu, sabe a envolvência que ele tinha com o Festival Nacional de Gastronomia e tudo o que relacionava com a Cultura e com o Turismo, para além de ter sido Presidente da Região de Turismo. Agradeço à família a doação deste espólio.”

João Teixeira Leite, Vice-Presidente da Câmara de Santarém também agradeceu à família e reafirmou que este “É um importante património imaterial que vai dar um contributo para a valorização do Festival e esta é também uma forma de homenagearmos o Dr. Carlos Abreu que muito deu ao Festival Nacional de Gastronomia”.

Nuno Domingos, Vereador da Cultura da Câmara de Santarém manifestou “regozijo com esta doação e agradece à família todo este legado, que muito poderá contribuir para a organização dum espólio relevante da história do Festival Nacional de Gastronomia, nomeadamente, na esteira que o jornalista Manuel Lapa, há muito anos, propôs quando redigiu na sua máquina de datilografia, uma proposta de criação de um Museu da Gastronomia, em Santarém”.

A doação deste espólio, inclui um conjunto de bens de valor histórico, cultural e institucional para a história do Festival, que testemunha a ligação de Carlos Abreu às várias dinâmicas do setor, sobretudo às confrarias. Este espólio integra um cinzeiro em cerâmica do “Zé das Papas”, símbolo e prenda institucional deste Festival, que tem o significado acrescido de ter sido do seu uso pessoal.

Este espólio contempla ainda placas e medalhas de homenagem, medalhas do FNG e de outras entidades, dois trajes de confrarias gastronómicas, um livro, um álbum fotográfico e um vasto conjunto de fotografias, num montante global, avaliado em 1.898 euros.

Leia também...

Câmara de Santarém atribui apoio de 55 mil euros à junta de freguesia de Alcanhões

O Município de Santarém, mantendo a sua política de cooperação com as freguesias na prossecução de investimentos que promovam os interesses próprios das populações…

Festas e romarias canceladas em Ourém

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, determinou hoje o cancelamento de festas, romarias e outras actividades até segunda-feira devido aos incêndios que…

Governo aprova mais 40 Operações Integradas de Gestão da Paisagem

O Governo aprovou mais 40 Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP), num investimento total de 120 milhões de euros, também com apoios do…

Prisão preventiva para jovem de 22 anos por crime de incêndio

Um jovem de 22 anos vai ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva por ter ateado um fogo numa habitação no passado dia 20…