A Estação Zootécnica Nacional (EZN), no Vale de Santarém, tem em funcionamento um equipamento que permite medir a emissão de gases com efeito de estufa resultantes do processo digestivo de bovinos.
Em comunicado, a EZN, polo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), situado no concelho de Santarém, afirma que este equipamento permite incluir, nos seus ensaios, “o estudo da componente do impacto ambiental, que é muitíssimo importante no momento actual”, dando “resposta a questões relacionadas com a Mitigação das Alterações Climáticas em bovinos”.
A unidade GreenFeed foi o primeiro equipamento do género a ser instalado em Portugal, tendo sido já realizado um ensaio, no âmbito do projecto LegForBov, para “avaliar o efeito de uma dieta baseada em forragens biodiversas comparativamente a uma dieta convencional baseada em alimento concentro”, afirma a nota.
“O estudo envolveu 16 bovinos cruzados em fase de engorda e englobou a componente produtiva e a qualidade dos produtos”, afirma, adiantando que a EZN está aberta a receber técnicos, produtores ou outros interessados em conhecer o projecto.