As instalações do Estádio Municipal de Abrantes reabrem hoje à tarde, depois de análises negativas à presença de legionella, motivo que levou ao fecho da infraestrutura e suspensão das atividades desportivas nas últimas duas semanas, informou a autarquia.

“Os resultados [das análises efetuadas à presença de legionella] são favoráveis e estão reunidas todas as condições para voltar a reabrir o estádio normalmente”, disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Abrantes (Santarém), indicando que “a boa notícia” chegou esta manhã, o que vai permitir disponibilizar a infraestrutura desportiva para o jogo agendado para as 20:00, no âmbito do torneio internacional de futebol no escalão de iniciados, entre SL Benfica e Vitória SC.

“Foi uma boa notícia esta manhã, já temos informação que as análises são negativas, e vamos reabrir o estádio, só estamos à espera de que, formalmente, isso possa acontecer (..) mas será hoje e vai permitir abrir o estádio para o torneio internacional de iniciados mas, mais do que isso, vai permitir que o estádio possa voltar a funcionar normalmente para todos os clubes, todos os atletas e modalidades que ali se realizam”, enfatizou Manuel Jorge Valamatos.

As instalações estavam encerradas e as atividades suspensas desde final de julho, depois de ter sido detetada a bactéria ‘legionella’ nos balneários daquele equipamento desportivo.

O autarca afirmou que “durante o período de encerramento foram realizados todos os procedimentos de desinfeção necessários”, num “trabalho analítico” que assegurou que a câmara vai “continuar a fazer em todas as infraestruturas municipais para criar sempre as melhores condições de segurança para os seus utilizadores”.

A presença da legionella foi detetada numa vistoria preventiva que a autoridade de saúde pública promoveu, no final de julho, tendo sido detetada a bactéria nos balneários daquele equipamento desportivo.

Segundo o autarca, a deteção da presença da legionella ocorreu “numa das várias caldeiras” de água quente, que serve vários balneários, em “percentagens que não são muito relevantes”, tendo sido encerrado o estádio e suspensas as atividades “por precaução”.

Com o processo de limpeza e desinfeção das instalações tratado “logo na altura”, o autarca disse à Lusa, na quarta-feira, estar “a aguardar pelos resultados das contra-análises”, e que era “expectável” que até esta sexta-feira fosse possível reabrir o equipamento desportivo, o que acabou por suceder.

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Leia também...

Homem detido por violência doméstica na Chamusca

A GNR deteve um homem de 58 anos por violência doméstica, no passado dia 09 de Janeiro, no concelho da Chamusca, informou hoje esta…

GNR inicia operação de fiscalização de cintos de segurança

A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia segunda-feira uma operação de fiscalização intensiva direcionada para a utilização de cinto de segurança e sistemas de retenção…

Lidl inaugura nova loja em Santarém

A Rede de Supermercados Lidl inaugurou hoje a sua nova loja em Santarém, localizada na Av. Francisco Sá Carneiro (entrada norte da cidade), numa…

Plano da IP para reduzir acidentes em passagens de nível arranca em Abrantes

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a construção de uma nova passagem inferior rodoviária em Abrantes, o primeiro passo de um plano que prevê…