Estão abertas as candidaturas para o Prémio Maria Lamas (PML) [2026], anunciou hoje a Câmara Municipal de Torres Novas em comunicado.
Com um valor pecuniário de 3000 euros, o prémio pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento “numa perspectiva de transversalidade e pluralidade” e reconhecer estudos académicos e científicos realizados em Portugal, produzidos por autores portugueses ou estrangeiros.
Os trabalhos concorrentes ao PML terão de constituir abordagens a temas relacionados com a mulher, o género e a igualdade, na perspectiva das ciências sociais e humanas, “podendo submeter-se a concurso dissertações de doutoramento e trabalhos de pós-doutoramento desenvolvidas no âmbito de centros de investigação científica credenciados”, explica.
Para a edição de 2026 serão aceites a concurso trabalhos validados em 2024 e 2025. O prazo de entrega de candidaturas decorre até dia 31 de Dezembro de 2025.
O PML para estudos sobre a mulher, género e igualdade, de periodicidade bienal e promovido pelo Município de Torres Novas, evoca a figura de Maria Lamas, “perpetuando o seu testemunho de lutadora pelos direitos das mulheres portuguesas”, sublinha a autarquia.