Estão abertas as candidaturas para o Prémio Maria Lamas (PML) [2026], anunciou hoje a Câmara Municipal de Torres Novas em comunicado.

Com um valor pecuniário de 3000 euros, o prémio pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento “numa perspectiva de transversalidade e pluralidade” e reconhecer estudos académicos e científicos realizados em Portugal, produzidos por autores portugueses ou estrangeiros.

Os trabalhos concorrentes ao PML terão de constituir abordagens a temas relacionados com a mulher, o género e a igualdade, na perspectiva das ciências sociais e humanas, “podendo submeter-se a concurso dissertações de doutoramento e trabalhos de pós-doutoramento desenvolvidas no âmbito de centros de investigação científica credenciados”, explica.

Para a edição de 2026 serão aceites a concurso trabalhos validados em 2024 e 2025. O prazo de entrega de candidaturas decorre até dia 31 de Dezembro de 2025.

O PML para estudos sobre a mulher, género e igualdade, de periodicidade bienal e promovido pelo Município de Torres Novas, evoca a figura de Maria Lamas, “perpetuando o seu testemunho de lutadora pelos direitos das mulheres portuguesas”, sublinha a autarquia.

Leia também...

Francisco Pereira expõe ‘Paisagens’ na Sociedade Recreativa Operária

O artista plástico Francisco Pereira expõe ‘Paisagens’ na Sociedade Recreativa Operária, em Santarém. A exposição pode ser visitada até ao dia 30 de Setembro…

Festival de Balonismo regressa à vila de Coruche entre 9 e 24 de Novembro

A vila ribatejana terá nos céus entre 15 e 20 balões.

“Quero deixar a minha marca como artista, sendo fiel a mim mesmo”

Lançado pela Warner Music Portugal, este seu single de estreia sabe a Verão, sol, amigos e férias. “Pôr do Sol Ao Luar” é uma…

Mercadito da Póvoa da Isenta recebe exposição Bunho

A Junta de freguesia da Póvoa da Isenta acolhe de 25 de Abril a 1 de maio, no Mercadito da Póvoa da Isenta, a…