Foto: Centro Humberto Delgado em Torres Novas

O Centro Humberto Delgado (CHUDE), em Brogueira, Torres Novas, retoma no domingo as sessões ‘Rodas de Conversa’, que incidem sobre a liberdade, democracia e direitos humanos, tendo como tema principal as prisões da ditadura portuguesa.

A sessão, que vai decorrer na antiga Casa Memorial, onde nasceu Humberto Delgado, entretanto requalificada para dar lugar a um centro de estudos sobre o republicanismo e a oposição à ditadura portuguesa, vai contar com a participação dos ex-presos/as políticos/as Conceição Abrantes, Marcelino Tavares, Domingos Abrantes e Manuela Bernardino, que irão contar as suas “histórias de luta e resistência”, indica o município, em nota de imprensa.

A iniciativa resulta de uma parceria da Câmara de Torres Novas com o Museu Nacional Resistência e Liberdade, União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e Associação Movimento Cívico Não Apaguem a Memória (NAM).

A segunda ‘Roda de Conversa’ de 2024 vai decorrer dia 18 de Fevereiro, adianta o município, ainda sobre a “temática das prisões na ditadura em Portugal”, com a apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”.

Leia também...
Foto de Arquivo

Chamusca aprova orçamento de 18,9 milhões de euros para 2023

A Assembleia Municipal da Chamusca aprovou no passado mês de Dezembro o…
Foto ilustrativa

Santarém dinamiza acção de vacinação antirrábica para cães no Concelho

A campanha anual de vacinação antirrábica para cães no Concelho de Santarém…

Cemitério de Gançaria requalificado

O Executivo Municipal aprovou um apoio financeiro no valor de 7.420€ à…

Expansão bem-sucedida da JYSK Portugal

 A JYSK Portugal impulsiona seu crescimento imparável no mercado nacional, com 24…