Foto: Centro Humberto Delgado em Torres Novas

O Centro Humberto Delgado (CHUDE), em Brogueira, Torres Novas, retoma no domingo as sessões ‘Rodas de Conversa’, que incidem sobre a liberdade, democracia e direitos humanos, tendo como tema principal as prisões da ditadura portuguesa.

A sessão, que vai decorrer na antiga Casa Memorial, onde nasceu Humberto Delgado, entretanto requalificada para dar lugar a um centro de estudos sobre o republicanismo e a oposição à ditadura portuguesa, vai contar com a participação dos ex-presos/as políticos/as Conceição Abrantes, Marcelino Tavares, Domingos Abrantes e Manuela Bernardino, que irão contar as suas “histórias de luta e resistência”, indica o município, em nota de imprensa.

A iniciativa resulta de uma parceria da Câmara de Torres Novas com o Museu Nacional Resistência e Liberdade, União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e Associação Movimento Cívico Não Apaguem a Memória (NAM).

A segunda ‘Roda de Conversa’ de 2024 vai decorrer dia 18 de Fevereiro, adianta o município, ainda sobre a “temática das prisões na ditadura em Portugal”, com a apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”.

Leia também...

Santarém com temperaturas acima dos 20 graus mas as noites continuam frias

A temperatura máxima poderá atingir hoje os 24 graus em Santarém e vai rondar os 17 e os 22 graus Celsius até ao final…

Piscina Municipal de Abrantes de ar livre vai abrir em Junho

A Piscina Municipal de ar livre, na Cidade Desportiva, em Abrantes, vai reabrir esta quarta-feira, dia 14 de Junho, feriado municipal, para mais uma…

Seniores Vitorianos regressam aos triunfos com goleada

No passado domingo, os vitorianos receberam a Casa do Benfica em Golegã, um dos mais sérios candidatos ao título nesta edição do Campeonato Distrital…

Mulher detida em Santarém para cumprir seis anos de prisão por tráfico de droga

Uma mulher de 46 anos foi detida na segunda-feira pela PSP, na cidade de Santarém, para cumprir uma pena de seis anos de prisão…