O Exército atribuiu a morte de uma militar paraquedista, ocorrida esta quinta-feira, 21 de Abril, na zona de lançamento do Arripiado, concelho da Chamusca, a uma falha no sistema de paraquedas, manifestando “profundo pesar”.

Em comunicado, o Exército afirma que a militar Alexandra Serrano Rosa, de 52 anos, morreu cerca das 12h20 de hoje quando “se encontrava a efetuar um salto de abertura manual para manutenção da qualificação de paraquedista”, não tendo o sistema de paraquedas funcionado “devidamente”, o que originou a queda.

Afirmando que está já em curso um processo de averiguações “para apurar todas as circunstâncias em que ocorreu este acidente”, o Exército sublinha que “foram acionados de imediato os procedimentos de emergência médica”.

“O Exército lamenta o falecimento da sua militar, tendo apresentado as mais sentidas condolências à família e acionado o apoio psicológico”, é acrescentado na nota.

Em declarações anteriores à Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém referiu que o alerta para trauma (queda) foi dado às 11h51, tendo-se verificado, na chegada ao local, que a vítima já não tinha sinais de vida, apesar de estarem a ser desenvolvidos esforços de reanimação por enfermeiros militares.

No local estiveram elementos da corporação de bombeiros da Chamusca, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Centro Hospitalar do Médio Tejo e a GNR.

Leia também...

Dezembro foi o quarto mais quente dos últimos 90 anos

94% do território estava em situação de seca meteorológica no final do mês.

Centro Social Interparoquial de Santarém recebe duas viaturas para apoio domiciliário

O Centro Social Interparoquial de Santarém recebeu, a 31 de Maio, duas carrinhas para serviço de apoio domiciliário. A receção das viaturas, com o…

“A água, como bem essencial, não pode ter restrições de acesso”

A empresa municipal Águas de Santarém (AS) está a comemorar os seus 15 anos de actividade, mantendo-se fiel aos pressupostos que estiveram na base…

Autarcas preocupados com possibilidade de transvase de água do Cabril para o Tejo

Os autarcas da Sertã, Oleiros, Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra manifestaram a sua preocupação ao Governo, com a possibilidade de haver um transvase…