A instalação eco-acústica de imersão Monda Sonora vai entrar em itinerância pelo concelho de Torres Novas, entre Abril e Junho. Este projecto é o resultado de uma pesquisa sonora do património natural associado ao rio Almonda, para valorização e consciencialização sensorial, realizado pelo Colectivo249.

Nesta instalação será possível visitar o curso do rio Almonda através de uma linha do tempo que se cria em analogia com o percurso geográfico do rio: «Vamos explorar e dar a conhecer ritmos, fases, fluxos e tonalidades diversas do leito e margens deste rio, com detalhes desconhecidos para tantos.»

Primeiramente, a exposição estará patente no Museu Agrícola de Riachos, de 29 de abril a 12 de maio, podendo ser visitada de segunda a sexta das 14h às 17h; sábados das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h. Segue-se Lapas, no edifício da escola primária, de 10 a 25 de junho (quintas e sextas das 14h30 às 18h; sábados e domingos das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18h).

Nota ainda para a oficina «Monda Sonora: Ressonâncias do Almonda» que desafia os participantes a explorar os sons do rio Almonda, despertar a contemplação sonora, as memórias, a consciência ambiental, valorizando o património natural. Destinada ao público geral (limite máximo de 15 participantes), com a duração de 90 minutos, a atividade é de participação gratuita mas de inscrição obrigatória através do email museu.municipal@cm-torresnovas.pt. Terá lugar em Riachos nos dias 5 (14h) e 6 (10h) de maio e em Lapas a 16 (14h) e 17 (10h) de junho.

Leia também...

35 concelhos do interior Norte e Centro e Algarve em perigo máximo de incêndio

Trinta e cinco concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve apresentam hoje um perigo máximo de incêndio, de acordo com o Instituto…

Cinco feridos em incêndio no Estabelecimento Prisional de Alcoentre

Um incêndio ao final da tarde de terça-feira, dia 29 de Janeiro, no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, concelho da Azambuja, causou cinco feridos, disse…

Detido por tráfico de estupefacientes em Santarém

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Santarém, da Divisão Policial de Santarém levou a cabo, na…

Sindicato alerta para salários em atraso aos antigos trabalhadores da Central do Pego

Os antigos trabalhadores da Central Termoelétrica do Pego (Abrantes), onde a produção de eletricidade a partir do carvão encerrou em 2021, têm dois meses…