Vão realizar-se novas visitas guiadas à exposição de rua, ‘Vamos ver as montras’, que se encontra patente em várias montras de antigas lojas do centro histórico de Santarém. A primeira acontece já na manhã do próximo sábado, 20 de maio, a partir das 10 horas, sempre com o ponto de encontro no Largo do Seminário. Em junho, decorre uma outra visita no sábado, dia 17, enquanto que no dia seguinte, domingo, 18 de junho, terá lugar uma visita especial, destinada aos comerciantes do centro histórico, mas poderá igualmente ser acompanhada por todos os interessados em recordarem a memória do comércio de outros tempos.

As visitas serão guiadas pelo historiador José Raimundo Noras, também o responsável pela pesquisa e pelos textos que revelam pormenores sobre as antigas lojas. O passeio tem a duração de duas horas e pretende lembrar o tempo em que comércio local era o grande atrativo do centro de Santarém, com dezenas de estabelecimentos de porta aberta que satisfaziam as necessidades da população local e dos clientes vindos dos arredores.

A expressão popular ‘Vamos ver as montras’, evoca um tempo em que o comércio tradicional era dominante e não tinha sido invadido pelos grandes retalhistas com grandes superfícies comerciais. Ainda hoje usada por algumas camadas da população, que lembram com saudade uma época em que o passeio, sobretudo noturno, pelo centro histórico era um verdadeiro ritual social que se repetia semanalmente, ou mesmo diariamente. Afinal, havia sempre novidades nas centenas de montras decoradas que então dominavam o coração do comércio da cidade.

A mostra ‘Vamos ver as montras’ foi acompanhada pela edição de um folheto que inclui um mapa que assinala todos os locais onde foram colocadas telas com fotos dos locais retratados e pequenos textos com a história das lojas e dos antigos espaços que ocupavam. Foram também incluídas recortes de jornais e reproduções de anúncios publicados na Imprensa. A exposição pode ser vista nas montras situadas na Praça Sá da Bandeira, na Rua Capelo & Ivens, na Rua Serpa Pinto, na Rua João Afonso, na Rua Guilherme de Azevedo e na Rua Dr. Teixeira Guedes.

A participação é gratuita, podendo as inscrições ser efetuadas através do formulário que se encontra no link: https://forms.gle/K8UfroZTDrNeAfvF7

Leia também...

Dois detidos por crimes de roubo em Santarém

O Comando Distrital de Santarém da PSP deteve, na passada segunda-feira, dia 15 de Setembro, dois indivíduos, um do sexo feminino e outro do…

Projecto europeu destacou trabalho de duas alunas da Escola Secundária do Cartaxo

O Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo venceu duas das cinco categorias propostas pela Academia Júnior eTwinning (AJE) 2023 com trabalhos de duas…

Câmara Municipal do Cartaxo deu início à requalificação de arruamentos no centro da cidade

A Câmara Municipal do Cartaxo deu início à primeira fase dos trabalhos de requalificação e conservação de arruamentos no centro da cidade. Na primeira…

Reunião do Conselho Local de Acção Social de Alcanena com a presença do director da Segurança Social

Realizou-se, no passado dia 20 de Junho, no Auditório da Câmara Municipal de Alcanena, mais uma reunião do CLAS – Conselho Local de Acção…