A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) em Tramagal, concelho de Abrantes, vai retomar a produção automóvel em 4 de Maio, após a empresa ter colocado em ‘lay-off’ os 400 trabalhadores em 1 de Abril.

“Iremos retomar a normal produção no dia 4 de Maio e estamos a trabalhar nas medidas de segurança a implementar para assegurar a protecção da saúde de todos os trabalhadores”, disse hoje à Lusa fonte oficial da MFTE, questionada sobre o início da retoma de produção naquela fábrica instalada no parque industrial de Tramagal.

A fábrica da MFTE suspendeu a produção automóvel no dia 23 de Março, por duas semanas, medida que se prolongaria até 5 de Abril para prevenir a expansão da covid-19, tendo decidido colocar os cerca de 400 trabalhadores no dia 1 de Abril.

Em comunicado, a empresa instalada no concelho de Abrantes, maior exportadora do distrito do Santarém, informou na ocasião que, no seguimento da “decisão do Grupo Daimler de parar a produção na maior parte das suas unidades na Europa, a fábrica portuguesa decidiu suspender toda a actividade produtiva” a partir daquela data.

Por outro lado, acrescentava que o “encerramento de alguns fornecedores importantes também inviabiliza a continuação do normal funcionamento da cadeia de abastecimento” da MFTE, situação que se mantém até ao dia de hoje.

O ‘lay-off’ simplificado, que permite a redução temporária do período normal de trabalho ou a suspensão de contrato de trabalho, é uma das medidas excepcionais aprovadas pelo Governo para manutenção dos postos de trabalho no âmbito da crise causada pela pandemia de covid-19.

Através do mecanismo ‘lay-off’, os salários dos trabalhadores são em parte suportados pelo Estado, evitando que as empresas façam despedimentos.

A fábrica da MFTE em Tramagal é o centro de produção da FUSO na Europa e emprega cerca de 400 trabalhadores directos, integrando a Daimler Truck, a maior construtora mundial de veículos pesados.

Em 2019, fabricou 11.036 veículos Canter, sendo mais de 90% para exportação para o mercado europeu e também para os Estados Unidos, Israel, Turquia e Marrocos.

A empresa facturou cerca de 222 milhões de euros em 2019.

Leia também...

Seminário Anual da Fileira da Cortiça na Feira Nacional de Agricultura

A UNAC – União da Floresta Mediterrânica vai realizar, no próximo dia 5 de Junho na Feira Nacional de Agricultura, na sala Scalabis, o…

Costa afirma que saldo migratório positivo é “sinal de confiança” para o país

O primeiro-ministro disse hoje, em Alcanena, que a notícia de que o saldo migratório foi positivo pela primeira vez desde o início da crise…

PSD Santarém propõe Base Aérea de Tancos como Terminal 3 do aeroporto de Lisboa

A distrital de Santarém do PSD insiste na abertura da Base Aérea de Tancos, situada no concelho de Vila Nova da Barquinha, à aviação…

“Portugal Sou Eu” lança apelo ao consumo de produtos nacionais

A campanha do programa “Portugal Sou Eu” de sensibilização dos consumidores para procurarem produtos e serviços, que geram valor acrescentado em Portugal, decorre até…