Foto: Pedro Salgueiro

A Prodyalca, fábrica de produtos químicos, em Moitas Venda, concelho de Alcanena, que ficou completamente destruída num incêndio, voltou a laborar “com a ajuda de vários amigos e empresas amigas”.

Em comunicado, a direcção da Prodyalca refere que apesar do infortúnio ocorrido no dia 4 de Março, a empresa manteve todos os 14 postos de trabalho e vai continuar a honrar os seus compromissos.

“A empresa vai dar cumprimento aos mais de 800 mil euros de encomendas que já tinha em carteira no final de Fevereiro”, destaca a mesma nota.

Recorde-se que, o incêndio naquela fábrica provocou a completa destruição do edifício. O incêndio deflagrou pelas 17h36, de dia 4 de Março, tendo tomado por completo a unidade fabril, não havendo registo de qualquer vítima. As chamas foram combatidas por 76 bombeiros apoiados por 26 viaturas

Na altura, o vereador da Câmara de Alcanena, Hugo Santarém, disse à Lusa que o incêndio terá tido origem numa ignição acidental junto a uma barrica, tendo a propagação das chamas sido “muito rápida”.

Segundo o autarca, a empresa accionou de imediato os mecanismos de emergência existentes na unidade, sem, contudo, conseguir controlar as chamas, dada a sua rápida propagação.

Os 14 funcionários da unidade abandonaram as instalações, tendo ainda conseguido retirar algumas viaturas, mas não todas, adiantou.

Hugo Santarém afirmou que a fábrica da Prodyalca, que se dedica à concepção e desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos químicos, é uma unidade moderna, que venceu em 2020 o prémio PME Líder e que “é uma referência no mercado”.

A unidade, que ficou completamente destruída, “tinha todos os mecanismos” para evitar um eventual problema ambiental, nomeadamente tanques de contenção, disse, adiantando que o combate realizado pelos bombeiros teve em conta o tipo de materiais existentes na unidade.

O autarca realçou que as corporações estão treinadas neste tipo de intervenção, tendo em conta as indústrias existentes na zona.

Leia também...

Tejo premeia fileira do vinho, da gastronomia e território a 19 de Junho

Numa organização conjunta da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e…

Águas do Ribatejo requalifica reservatório da Chamusca

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo vai avançar coma obra de reabilitação…

Vinhos do Tejo tem o melhor branco monocasta do ano e arrecadou 40 medalhas

Os vencedores da 8.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal foram anunciados…

Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria visitou Alcanena

A Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, efectuou, no passado…