No âmbito do projecto financiado “Farm to Fork New Business”, que pretende tornar os sistemas alimentares justos, saudáveis e ecológicos, respeitando os desígnios do Pacto Ecológico Europeu, a NERSANT está a organizar um conjunto de “Farm to Fork Innovation Labs”, programas de aceleração de ideias de negócio compostos por quatro dias de trabalho, que pretendem gerar novas empresas que possam alavancar a inovação e disrupção do sector agroalimentar e lançar novos negócios alinhados com o desafio da sustentabilidade.

Depois de ter realizado em Outubro o primeiro laboratório de inovação sobre “Produção de Alimentos Sustentáveis”, a associação avança agora com uma nova oficina de empreendedorismo, desta vez sobre “Fabricação e Distribuição de Alimentos Sustentáveis”, que decorrerá nos dias 2,3, 8 e 10 de Novembro. Este programa de aceleração tem como objectivo trabalhar competências de empreendedorismo, estímulo à criatividade e inovação na procura de soluções geradoras de negócio, com o apoio de um painel de especialistas e de ferramentas de brainstorming, design thinking e formatação do modelo de negócio.

Até ao final do ano, a NERSANT vai realizar mais dois programas de aceleração, que têm já data marcada: “Consumo Sustentável de Alimentos – Novos Sistemas de Processamento” (15, 17, 22 e 24 de Novembro) e “Desperdícios Alimentares – Prevenção e Aproveitamento” (29 e 30 de Novembro e 6 e 7 de Dezembro). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no portal da NERSANT, em https://www.nersant.pt/agenda/ ou através do email farmtofork@nersant.pt.

De referir que a realização destas oficinas de apoio ao empreendedorismo é uma das actividades previstas no projecto financiado da NERSANT “Farm to Fork New Business”, que visa estimular o empreendedorismo qualificado e inovador no setor agroalimentar no âmbito da estratégia europeia para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, sensibilizando e capacitando os jovens / empreendedores que pretendam criar um novo negócio, para os desafios e as oportunidades associados a esta temática.

O projecto, apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), responde ao desafio de garantir, por um lado, um fornecimento sustentável de alimentos para uma população mundial em rápido crescimento e, por outro, trabalhar para inverter o impacto da produção de alimentos nas alterações climáticas, escassez de água, degradação dos solos e a destruição da biodiversidade. Os interessados em consultar mais informações do projeto podem fazê-lo em www.nersant.pt/projetos/financiados/farm-to-fork.

Leia também...

Absolvido ex-autarca do Cartaxo e restantes acusados de participação económica em negócio

O Tribunal Criminal de Santarém absolveu hoje os quatro arguidos num processo de participação económica em negócio, entre os quais o ex-presidente da Câmara…

Abrantes recupera Passadiços da Fonte dos Touros

Com um enquadramento paisagístico de excelência, junto ao rio, os passadiços da Fonte dos Touros, em Rossio ao Sul do Tejo, foram requalificados, mantendo…

Associação de Jovens Diabéticos de Portugal promove encontro nacional na Casa do Campino

Para assinalar o “Dia Mundial da Diabetes”, que se comemora a 14 de novembro, o Núcleo de Santarém da Associação de Jovens Diabéticos de…

Processo de baldios onde foram instaladas eólicas em Rio Maior recomeça na terça-feira

O julgamento do processo em que é pedido o reconhecimento como baldios de terrenos onde foram implantadas eólicas em Rio Maior vai ser retomado…