O padre João Rabuje Guerra, sacerdote mais velho da Diocese de Santarém, faleceu, no passado dia 10, aos 94 anos, no hospital da cidade, onde se encontrava internado.

Nascido a 28 de Agosto de 1929, na freguesia de Achete, em Santarém, João Rabuje Guerra foi ordenado padre, em 29 de Junho de 1954, por D. Manuel Cerejeira, então cardeal-patriarca de Lisboa.

Depois da ordenação, o padre João Rabuje Guerra iniciou o ministério sacerdotal a 26 de Agosto de 1954 como pároco de Fráguas, Arruda dos Pisões e Outeiro da Cortiçada, tendo sido incardinado em Santarém em Outubro de 1975, aquando da criação da diocese.

O sacerdote foi pároco de diversas comunidades, nomeadamente da Paróquia de Vale de Santarém e Almoster, iniciando funções em 1959; de Pontével que acumulou com Valada do Ribatejo, em 1973; de Alcobertas, em 1979, a que juntou também a função de pároco interino de Fráguas, Arruda dos Pisões e Outeiro da Cortiçada, em 1981.

A 24 de Setembro de 1987, manteve-se pároco de Alcobertas e acumulou com o cargo de administrador paroquial de Abrã.

Uns anos mais tarde, em 1994, tornou-se pároco de Pedrógão, tendo vindo a cessar funções, em 2007, para passar a residir na casa pessoal em Verdelho, mantendo-se a colaborar com colegas, “tanto quanto a sua saúde lhe permitia”, adianta a diocese.

Nos últimos anos, embora as fragilidades de saúde que apresentava e continuando a viver na casa pessoal, cuidado pela família, o padre João Rabuje Guerra era conhecido por dar um “bom testemunho, a todos os que o visitavam, de gratidão pela vida.

Leia também...

Detido por furto qualificado no Entroncamento

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra do Entroncamento da Divisão Policial de Tomar procedeu à detenção em flagrante delito de…

Detido bombeiro suspeito de atear quatro fogos em Ourém

Um bombeiro da corporação dos Voluntários de Ourém foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) suspeito de ser o autor de pelo menos quatro incêndios…

Município de Alcanena vai colaborar com Leiria na candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

A Câmara de Alcanena quer integrar a “rede alargada para o conhecimento, arte e cultura” que o município de Leiria está a criar no…

Alcanede devolve Igreja Matriz à população depois da conclusão dos trabalhos de restauro

A inauguração das obras da Igreja Matriz de Alcanede teve lugar este domingo, 4 de Fevereiro, pelas 11h30, numa cerimónia que encheu completamente o…