O antigo cavaleiro tauromáquico Vasco Taborda faleceu no passado sábado, dia 29 de Janeiro, com 66 anos, no Hospital CUF/Descobertas, em Lisboa, em consequência de graves problemas de saúde que o vinham afectando há alguns anos.

Natural de Lisboa, onde nasceu a 2 de Julho de 1955, Vasco Taborda desde cedo sentiu as emoções da arte tauromáquica, iniciando-se em garraiadas e outros festejos até prestar provas para cavaleiro praticante no ano de 1976, na Praça das Caldas da Rainha, apadrinhado por seu mestre José Maldonado Cortes.

Vasco Taborda tomou a alternativa na antiga “Monumental” de Cascais, a 19 de Junho de 1982, tendo sido apadrinhado por David Ribeiro Telles, com o testemunho de José Maldonado Cortes, Frederico Cunha, Emídio Pinto e José Paulo, em corrida em que actuaram os Grupos de Forcados Amadores de Cascais e do Alandroal e foram lidados toiros da ganadaria de Manuel Conde, divisa que fez nessa corrida a sua estreia em Cascais.

A trajectória de Vasco Taborda foi pautada pela dignidade e pelo bom gosto com que interpretava a arte do toureio a cavalo, chegando a actuar em Espanha, França e Colômbia. Transmitiu aos seus filhos a paixão pelo toureio, tendo seu filho Vasco tomado a alternativa de cavaleiro tauromáquico em Évora, a 20 de Maio de 2001, e seu filho Salvador foi um destacado bandarilheiro. Vasco Taborda dedicava-se à agricultura e ainda foi apoderado de João Moura e de João Salgueiro, acompanhando nos últimos anos a carreira de seu sobrinho Francisco Palha.

Apresentamos a expressão das nossas sentidas condolências à Família enlutada. Que descanse em Paz!

Leia também...

“Praça Maior” – Missão Cumprida com Distinção!

Ecos do Burladero.

“El Juli” na Monumental Celestino Graça em Santarém

A Associação “Praça Maior” anunciou no passado Dia de Reis a presença…

Praça de Coruche é “Clean & Safe”

Foi atribuído à Associação “Nossa Praça”, gestora da praça de toiros de…

Grupo de ex-Forcados apresenta cartéis da temporada na Praça Celestino Graça

A Associação Praça Maior, composta por oito ex-forcados, apresentou este sábado, 26…