Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A Peregrinação Internacional de Agosto arranca esta quarta-feira, dia 12, no Santuário de Fátima, a terceira após o desconfinamento e a primeira em que estão registados grupos estrangeiros após o início da pandemia.

A Peregrinação Internacional, que decorre hoje e quinta-feira, integra também a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado, sendo normalmente esperados milhares de emigrantes portugueses que aproveitam as férias de verão para se deslocar a Fátima.

A celebração na Cova da Iria será a primeira grande peregrinação aniversária após o início da pandemia de covid-19 em que foram registadas inscrições de grupos estrangeiros, estando prevista a presença de três grupos de peregrinos da Alemanha, Polónia e Espanha, disse à agência Lusa o gabinete de comunicação do Santuário.

Os números estão longe dos registados em 2019, em que estiveram inscritos 212 grupos estrangeiros e 68 portugueses (este ano estão inscritos quatro grupos portugueses), referiu a mesma fonte, salientando que a maior dificuldade neste momento “prende-se com a falta de mobilidade das pessoas”, especialmente grupos estrangeiros que “vêm de outros continentes onde a pandemia continua ainda muito activa e com muitas restrições à mobilidade das pessoas”.

A celebração na Cova da Iria vai ser presidida pelo bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, José Traquina.

Face à pandemia, o Santuário está à espera acima de tudo de estrangeiros a residir em Portugal e dos emigrantes que estão no país de férias.

Com um recinto com mais de 30 mil metros quadrados, haverá voluntários a monitorizar a distribuição das pessoas no local, por forma a garantir o necessário distanciamento físico.

O uso de máscara não é obrigatório, mas recomendado, havendo avisos sonoros de meia em meia hora em várias línguas a recordar as medidas preventivas face à pandemia.

A peregrinação começa às 21h30 de hoje e termina na quinta-feira.

Leia também...
Foto: Policia Judiciária

Homem suspeito de burlas “olá pai, olá mãe” em prisão preventiva

O homem suspeito do crime de burla qualificada através do WhatsApp, usando…

Dez distritos sob aviso amarelo devido à chuva até segunda-feira

Dez distritos de Portugal continental entram progressivamente em aviso amarelo entre hoje…

Escola Secundária Sá da Bandeira homenageia alunos com a entrega de Diplomas

A tradicional cerimónia de entrega dos Diplomas de “Melhor Aluno(a) do Curso…

Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques recebeu professores e alunos no
âmbito do Programa Erasmus +

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (AEDAH) recebeu professores ealunos vindos…