A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou hoje que as reservas nacionais de sangue estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+ e apela aos portugueses para darem sangue.

Em comunicado, a FEPODABES refere que com a retoma das cirurgias e da actividade hospitalar, o consumo de sangue tem vindo a aumentar e as reservas nacionais já têm dois tipos de sangue em falta: O+ e A+.

Segundo o presidente da Federação, Alberto Mota, as reservas nacionais estão já a ressentir-se com o regresso da actividade hospitalar apelando às pessoas saudáveis, principalmente os dadores activos entre os 24 e os 45 anos para darem sangue.

A dádiva de sangue consiste na colheita de cerca de 450ml de sangue a pessoas com 18 anos ou mais, ter 50 quilogramas de peso e ser saudável e não demora mais de 30 minutos.

“A pandemia não deve ser motivo de medo. Estamos preparados para receber todos os que nos queiram ajudar, adoptando todos os cuidados necessários”, refere Alberto Mota, citado no comunicado.

Leia também...

MacFire incorpora SIRESP e é alargado de Mação ao distrito de Santarém

O sistema MacFire, ferramenta informática criada em Mação para monitorizar o desenvolvimento dos incêndios em tempo real, incorporou na sexta-feira, 12 de Julho, os…

Homem de 25 anos identificado por vandalismo em veículos automóveis

Um homem de 25 anos foi identificado pela GNR, no dia 10 de Setembro, por vandalismo em veículos automóveis, na cidade de Fátima. Segundo…

Mesa está posta em Almeirim até domingo para mais um Festival da Sopa da Pedra

O Festival da Sopa da Pedra de Almeirim, que acontece até domingo, 02 de Setembro, registou ontem uma autêntica enchente, com mais de 10…

Médio Tejo avançam com testes em lares, bombeiros e forças de segurança

Os 13 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo vão avançar para a realização de dois mil testes à covid-19 junto dos profissionais…