A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou hoje que as reservas nacionais de sangue estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+ e apela aos portugueses para darem sangue.

Em comunicado, a FEPODABES refere que com a retoma das cirurgias e da actividade hospitalar, o consumo de sangue tem vindo a aumentar e as reservas nacionais já têm dois tipos de sangue em falta: O+ e A+.

Segundo o presidente da Federação, Alberto Mota, as reservas nacionais estão já a ressentir-se com o regresso da actividade hospitalar apelando às pessoas saudáveis, principalmente os dadores activos entre os 24 e os 45 anos para darem sangue.

A dádiva de sangue consiste na colheita de cerca de 450ml de sangue a pessoas com 18 anos ou mais, ter 50 quilogramas de peso e ser saudável e não demora mais de 30 minutos.

“A pandemia não deve ser motivo de medo. Estamos preparados para receber todos os que nos queiram ajudar, adoptando todos os cuidados necessários”, refere Alberto Mota, citado no comunicado.

Leia também...

“Doutores Palhaços” estreiam em Santarém

O documentário “Doutores Palhaços”, produzido pela Força Maior, vai chegar aos cinemas Castello Lopes do W Shopping, no centro de Santarém, já na próxima…

Fiscalização encerra dois lares de idosos e identifica suspeita de maus tratos a pessoa idosa

Uma acção de fiscalização da PSP em conjunto com a Segurança Social (SS), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e a Autoridade…

335 casos confirmados de covid-19 e 50 recuperados no distrito de Santarém

O número de casos de pessoas recuperadas da covid-19 atingiu a meia centena esta quinta-feira, 16 de Abril, no distrito de Santarém. O número…

Amiais de Baixo organiza ‘as maiores festas’ do Ribatejo (C/Vídeo)

Uma das tradições mais marcantes da população da freguesia de Amiais de Baixo está de volta. As festas anuais decorrem entre os dias 22…