A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou hoje que as reservas nacionais de sangue estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+ e apela aos portugueses para darem sangue.

Em comunicado, a FEPODABES refere que com a retoma das cirurgias e da actividade hospitalar, o consumo de sangue tem vindo a aumentar e as reservas nacionais já têm dois tipos de sangue em falta: O+ e A+.

Segundo o presidente da Federação, Alberto Mota, as reservas nacionais estão já a ressentir-se com o regresso da actividade hospitalar apelando às pessoas saudáveis, principalmente os dadores activos entre os 24 e os 45 anos para darem sangue.

A dádiva de sangue consiste na colheita de cerca de 450ml de sangue a pessoas com 18 anos ou mais, ter 50 quilogramas de peso e ser saudável e não demora mais de 30 minutos.

“A pandemia não deve ser motivo de medo. Estamos preparados para receber todos os que nos queiram ajudar, adoptando todos os cuidados necessários”, refere Alberto Mota, citado no comunicado.

Leia também...

AF Santarém suspende todas as provas distritais de futebol e futsal

A Associação de Futebol (AF) de Santarém decidiu suspender todas as provas distritais de futebol e futsal a partir de 13 de Março e…

Colisão entre três viaturas provoca três feridos na A1

Um colisão entre viaturas ligeiras de passageiros provocou três feridos leves ao quilómetro 52 no sentido Norte-Sul, na manhã desta segunda-feira, 3 de Fevereiro,…

Movimento critica Câmara de Santarém pela venda da “casa do relojoeiro”

O movimento Mais Santarém criticou o executivo escalabitano por ter vendido a “casa do relojoeiro”, para onde esteve prevista a segunda fase do Museu…

Casal detido por burla a idosos

A Polícia de Segurança Pública deteve dois homens suspeitos de do crime de burla a idosos, no dia 26 de Novembro, na cidade de…