A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou hoje que as reservas nacionais de sangue estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+ e apela aos portugueses para darem sangue.

Em comunicado, a FEPODABES refere que com a retoma das cirurgias e da actividade hospitalar, o consumo de sangue tem vindo a aumentar e as reservas nacionais já têm dois tipos de sangue em falta: O+ e A+.

Segundo o presidente da Federação, Alberto Mota, as reservas nacionais estão já a ressentir-se com o regresso da actividade hospitalar apelando às pessoas saudáveis, principalmente os dadores activos entre os 24 e os 45 anos para darem sangue.

A dádiva de sangue consiste na colheita de cerca de 450ml de sangue a pessoas com 18 anos ou mais, ter 50 quilogramas de peso e ser saudável e não demora mais de 30 minutos.

“A pandemia não deve ser motivo de medo. Estamos preparados para receber todos os que nos queiram ajudar, adoptando todos os cuidados necessários”, refere Alberto Mota, citado no comunicado.

Leia também...

Reabertura da estrada nacional 114 em Santarém dependente da instalação de inclinómetros [C/VÍDEO]

A reabertura do troço da Estrada Nacional 114, que liga o planalto de Santarém à ponte D. Luís, encerrado no verão de 2014 devido…

Jovem de 16 anos detido por roubo com recurso a arma branca

Um jovem de 16 anos de idade foi detido pela PSP, no dia 13 de Dezembro, pela prática do crime de roubo com recurso…

Covid-19 provoca a nona morte no concelho de Santarém

O concelho de Santarém registou uma nova morte relacionada com a Covid-19, no passada quinta-feira, 12 de Junho, segundo o comunicado do Serviço Municipal…

Pedro Fernandes não se recandidata à presidência da UDS e apoia eventual candidatura de Pedro Patrício

Pedro Fernandes, presidente da direcção da União Desportiva de Santarém (UDS) e administrador não executivo da SAD do clube, não se vai recandidatar às…