A Alpiagra, feira agrícola e comercial de Alpiarça, no distrito de Santarém, vai decorrer a partir de sábado e até 25 de Agosto, centrada na “valorização do território” e na “produtividade agrícola”, divulgou o município.

Sob o mote “Sinta o Ribatejo”, a feira estará focada “na valorização do território, no potencial foco de oportunidades de negócio e na produtividade agrícola diferenciada da região, não esquecendo a importância da inovação e da sustentabilidade na agricultura”, explica o município, numa nota de imprensa.

A inauguração da feira está marcada para as 18:00 de sábado, depois do tradicional cortejo das vindimas, uma recriação da cultura e das tradições de Alpiarça “que este ano permitirá a participação de todos os munícipes, contando com a presença de campinos, cabrestos, associações do concelho, ranchos e grupos etnográficos”, lê-se na nota.

O cartaz musical deste ano é composto por vários artistas nacionais e internacionais como Nuno Ribeiro, PSX – P’ra sempre Xutos, The Great Vinegar, David Antunes, Piruka, Richie Campbell e D.A.M.A.

A iniciativa contará ainda com o Palco Tasquinhas, que irá receber actuações musicais e promover a participação das colectividades e associações do concelho, além do “Espaço Jovem feel”, um espaço ‘after night’, que abrirá depois dos concertos do palco principal, com DJ’s, animação e festas temáticas.

A feira terá também um espaço gastronómico dedicado à promoção dos tradicionais “Sabores de Alpiarça”, com a presença de restaurantes e tasquinhas locais, que irão realizar demonstrações e acções gastronómicas.

Pela primeira vez decorrerá ainda um salão de veículos eléctricos e híbridos, no Pavilhão Comercial e Empresarial, com o objectivo de colocar Alpiarça “como um dos concelhos pioneiros em medidas de protecção ambiental e de mobilidade sustentável”.

O vinho estará também em destaque, com um espaço dedicado à “Cidade do Vinho 2024”, projecto que Alpiarça integra, após candidatura conjunta com os municípios de Almeirim, Cartaxo e Santarém.

Serão igualmente revelados os vencedores do Concurso do Melhor Melão e Melancia de 2024, que se realizou em Julho, no Polo Enoturístico da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, e que distingue os melhores produtores de melão e melancia da região.

Leia também...
Foto de arquivo

Associação pede investigação aos pneus de viatura da GNR envolvida em acidente mortal

A Associação de Proteção Civil (APROSOC) pediu na quarta-feira uma investigação à…

25 casos activos de Covid-19 no concelho de Almeirim

Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara de Almeirim, divulgou ontem, dia 4 de…

Santarém Educa 2018/19 reúne 400 professores do Concelho

O Santarém Educa 2018/19 – Encontro dos Professores do Concelho, que teve…

Mercado Ribeirinho de Abrantes procura valorizar o rio Tejo

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai…