A Alpiagra, Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça foi inaugurada no passado sábado e vai decorrer até ao próximo domingo, 25 de Agosto.

A edição deste ano teve como motes a “valorização do território” e a “produtividade agrícola”.

Sob o mote “Sinta o Ribatejo”, a feira está focada em contribuir para a valorização do território, criando oportunidades de negócio e apresentando uma produtividade agrícola diferenciada da região, não esquecendo a importância da inovação e da sustentabilidade na agricultura.

A inauguração da feira aconteceu no passado sábado, dia 17, ao final da tarde, depois do tradicional cortejo das vindimas, uma recriação da cultura e das tradições de Alpiarça que este ano permitiu a participação de todos os munícipes, contando com a presença de campinos, cabrestos, associações do concelho, ranchos e grupos etnográficos.

Para Sónia Sanfona, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, “a Alpiagra 2024 reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação na agricultura, promovendo a área não só como uma actividade produtiva, mas também como uma prática inovadora”, afirma.

Do que falta cumprir nos três derradeiros dias da edição deste ano da Alpiagra, saliência para o concerto de Richie Campbell, esta sexta-feira (dia 23), às 22H30; Sábado, os D.A.M.A., também às 22h30; e no domingo (dia 25), Festival de Folclore (18h30).

A feira tem, também, um espaço gastronómico dedicado à promoção dos tradicionais “Sabores de Alpiarça”, com a presença de restaurantes e tasquinhas locais, que irão realizar demonstrações e acções gastronómicas. 

O vinho está também em destaque, com um espaço dedicado à “Cidade do Vinho 2024”, projecto que Alpiarça integra, após candidatura conjunta com os municípios de Almeirim, Cartaxo e Santarém.

O programa geral que falta cumprir da edição deste ano da Alpiagra é o seguinte: 

Sexta-feira, 23 de Agosto: 18h30, entrega de Prémios do Concurso “Melhor Melão e Melancia – Alpiarça 2024″ (Pavilhão da Terra, Cultura e Sabores); 19h00, Academia Sabores de Alpiarça com Clara Reis; 20h00, Sevilhanas (Palco Tasquinhas); 21h00, Harmonização de Gastronomia e Vinhos; 22h30, RICHIE CAMPBELL (Palco ALPIAGRA); 00h00, Garraiada; Espaço Feel – Funk Boys

Espaço Jovem.

Sábado, dia 24 de Agosto: 10h00, Passeio de Carros Antigos; 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, Recolha de Sangue; 15h00, Um medalhão da Casa dos Patudos num íman, dinamizado pelo Serviço Educativo da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça; 17h00, Workshop de Códigos e Cifras Dinamizado pelo Corpo Nacional de Escutas; 18h30, demonstração – Escola de Equitação da R.N.C.S.; 19h30, Academia Sabores de Alpiarça Com o Restaurante “Tasca do Carril”; 20h00, actuação da Banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1.º de Dezembro (Palco Tasquinhas); 21h00, Harmonização de Gastronomia e Vinhos; 22h30, D.A.M.A. (Palco ALPIAGRA); Espaço Feel Festa dos Anos 80 com Paulinho Coelho.

Domingo, 25 de Agosto: 09h00, 2.º Passeio de Cicloturismo C.D. “Os Águias”; 09h00, “Bora para o Verde”, dinamizado pela Associação Amigos da Natureza; 19h30, Academia Sabores de Alpiarça com Cláudia Silva; 18h30, Festival de Folclore com o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça, Rancho Folclórico da Alegria – Enxames – Fundão, Grupo Folclórico e Etnográfico do Cimeiro – Soure e o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça – Albandeio (Palco Tasquinhas).

Leia também...

PS pede obras urgentes no Centro de Alto Rendimento para desportos equestres

Os deputados do PS eleitos por Santarém pedem “obras urgentes” no Centro…

Mação integra projecto cultural “Experimenta Paisagem”

O projecto cultural “Experimenta Paisagem – Landscape Together”, financiado em um milhão…

Mação recebe “Planta Party”

A Praia Fluvial de Ortiga, em Mação, vai receber dia 17 de…

Portaria que regulamenta respostas sociais entra em vigor

A Medida de Apoio ao Reforço de Emergência, que regulamenta o reforço…