A Alpiagra, Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça foi inaugurada no passado sábado e vai decorrer até ao próximo domingo, 25 de Agosto.
A edição deste ano teve como motes a “valorização do território” e a “produtividade agrícola”.
Sob o mote “Sinta o Ribatejo”, a feira está focada em contribuir para a valorização do território, criando oportunidades de negócio e apresentando uma produtividade agrícola diferenciada da região, não esquecendo a importância da inovação e da sustentabilidade na agricultura.
A inauguração da feira aconteceu no passado sábado, dia 17, ao final da tarde, depois do tradicional cortejo das vindimas, uma recriação da cultura e das tradições de Alpiarça que este ano permitiu a participação de todos os munícipes, contando com a presença de campinos, cabrestos, associações do concelho, ranchos e grupos etnográficos.
Para Sónia Sanfona, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, “a Alpiagra 2024 reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação na agricultura, promovendo a área não só como uma actividade produtiva, mas também como uma prática inovadora”, afirma.
Do que falta cumprir nos três derradeiros dias da edição deste ano da Alpiagra, saliência para o concerto de Richie Campbell, esta sexta-feira (dia 23), às 22H30; Sábado, os D.A.M.A., também às 22h30; e no domingo (dia 25), Festival de Folclore (18h30).
A feira tem, também, um espaço gastronómico dedicado à promoção dos tradicionais “Sabores de Alpiarça”, com a presença de restaurantes e tasquinhas locais, que irão realizar demonstrações e acções gastronómicas.
O vinho está também em destaque, com um espaço dedicado à “Cidade do Vinho 2024”, projecto que Alpiarça integra, após candidatura conjunta com os municípios de Almeirim, Cartaxo e Santarém.
O programa geral que falta cumprir da edição deste ano da Alpiagra é o seguinte:
Sexta-feira, 23 de Agosto: 18h30, entrega de Prémios do Concurso “Melhor Melão e Melancia – Alpiarça 2024″ (Pavilhão da Terra, Cultura e Sabores); 19h00, Academia Sabores de Alpiarça com Clara Reis; 20h00, Sevilhanas (Palco Tasquinhas); 21h00, Harmonização de Gastronomia e Vinhos; 22h30, RICHIE CAMPBELL (Palco ALPIAGRA); 00h00, Garraiada; Espaço Feel – Funk Boys
Espaço Jovem.
Sábado, dia 24 de Agosto: 10h00, Passeio de Carros Antigos; 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00, Recolha de Sangue; 15h00, Um medalhão da Casa dos Patudos num íman, dinamizado pelo Serviço Educativo da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça; 17h00, Workshop de Códigos e Cifras Dinamizado pelo Corpo Nacional de Escutas; 18h30, demonstração – Escola de Equitação da R.N.C.S.; 19h30, Academia Sabores de Alpiarça Com o Restaurante “Tasca do Carril”; 20h00, actuação da Banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1.º de Dezembro (Palco Tasquinhas); 21h00, Harmonização de Gastronomia e Vinhos; 22h30, D.A.M.A. (Palco ALPIAGRA); Espaço Feel Festa dos Anos 80 com Paulinho Coelho.
Domingo, 25 de Agosto: 09h00, 2.º Passeio de Cicloturismo C.D. “Os Águias”; 09h00, “Bora para o Verde”, dinamizado pela Associação Amigos da Natureza; 19h30, Academia Sabores de Alpiarça com Cláudia Silva; 18h30, Festival de Folclore com o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alpiarça, Rancho Folclórico da Alegria – Enxames – Fundão, Grupo Folclórico e Etnográfico do Cimeiro – Soure e o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça – Albandeio (Palco Tasquinhas).