A Feira da Destralha regressa no próximo dia oito de Novembro, entre as 10h e as 18h, na Antiga Escola Primária de Pontével (Av. João de Deus, 1), para a sua última edição do ano, “com uma celebração especial que convida a comunidade a preparar o Natal de forma consciente, sustentável e circular, dando nova vida a objetos esquecidos e apoiando formas alternativas de consumo”, anuncia a organização do Colectivo Ponte em comunicado.
Além das habituais bancas de artigos em segunda mão, a edição de Novembro contará com o workshop de coroas de flores naturais, orientado por Iolanda Cid, fundadora da marca CYCLVS.
“Conhecida pelas suas criações que unem natureza e sensibilidade, Iolanda traz à Feira da Destralha uma proposta intimista, onde cada participante poderá criar a sua própria coroa, perfeita para decorar nesta época festiva”, refere a organização.
O workshop decorrerá das 15h às 18h, e as inscrições estão abertas até ao próximo dia dois de Novembro, através do seguinte formulário online.
Os lugares são limitados e, apesar de incluírem todos os materiais necessários, a organização deixa o convite para que os participantes tragam folhas, ramos ou flores secas que encontrem e que queiram incorporar nas suas coroas, “para que cada criação reflita também a personalidade e o olhar de quem a colhe”, explica.
“Esta edição marca o fecho de um ciclo de encontros e partilhas. Queremos que seja uma celebração e, ao mesmo tempo, um convite para repensarmos a forma como nos preparamos para o Natal. Dar uma segunda vida a objetos ou criar algo com as próprias mãos pode ser um gesto simples, mas cheio de significado”, destaca Paulo Miguel Antunes, presidente do Colectivo Ponte, citado no comunicado.
Com entrada livre, a Feira da Destralha despede-se de 2025 com espírito de partilha, criatividade e ligação à natureza, convidando toda a comunidade a viver o Natal de forma mais leve, sustentável e com alma.
