A tradicional Feira de S. Simão, também conhecida como “Feira da Fossa”, está de volta às ruas da Vila de Sardoal, na segunda-feira, dia 28 de Outubro.

Esta Feira anual traz ao Sardoal o bom sabor das castanhas, das nozes, das amêndoas e dos figos secos, caracterizando-se sobretudo pelas transacções de cereais e de frutos secos, próprios deste período sazonal.

Com fortes raízes na História e Cultura deste Concelho, a Feira de S. Simão realiza-se sempre a 28 de Outubro, por ser este o dia escolhido para a chegada dos “Capuchos”, como eram designados os grupos de homens e mulheres oriundos da Beira Baixa que se deslocavam para a região na época da apanha da azeitona.

Apesar de existirem registos documentais que comprovam que esta Feira já se realizava em 1750, foi em meados dos anos 70 do século passado que atingiu lugar entre as mais importantes e concorridas feiras de toda a região norte do Ribatejo. Constituía, na época, uma boa oportunidade para população da região adquirir roupa e calçado para o inverno que se aproximava.

Leia também...

Mulher morre em incêndio numa habitação em Benavente

Uma mulher morreu na madrugada de hoje em Benavente, no distrito de Santarém, na sequência de um incêndio numa habitação, disse à agência Lusa…

Presidente da Câmara de Sardoal: “Protecção Civil está assente em pés de barro” [VÍDEO]

Presidente da Câmara de Sardoal reafirma: “Protecção Civil está assente em pés de barro”. Intervenção no programa “Prós e Contras” da RTP, no passado…

Entroncamento recebe o 3º Ciclo de Jazz

O Município do Entroncamento recebe, em Novembro e Dezembro, o 3º Ciclo de Jazz que vem reforçar a oferta cultural da cidade, numa aposta…

Apoio extraordinário de 38 mil euros para corporações de bombeiros de Santarém

O Município de Santarém decidiu atribuir um subsídio extraordinário às AHBV – Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho de Santarém, num valor total…