A tradicional Feira de S. Simão, também conhecida como “Feira da Fossa”, está de volta às ruas da Vila de Sardoal, na segunda-feira, dia 28 de Outubro.

Esta Feira anual traz ao Sardoal o bom sabor das castanhas, das nozes, das amêndoas e dos figos secos, caracterizando-se sobretudo pelas transacções de cereais e de frutos secos, próprios deste período sazonal.

Com fortes raízes na História e Cultura deste Concelho, a Feira de S. Simão realiza-se sempre a 28 de Outubro, por ser este o dia escolhido para a chegada dos “Capuchos”, como eram designados os grupos de homens e mulheres oriundos da Beira Baixa que se deslocavam para a região na época da apanha da azeitona.

Apesar de existirem registos documentais que comprovam que esta Feira já se realizava em 1750, foi em meados dos anos 70 do século passado que atingiu lugar entre as mais importantes e concorridas feiras de toda a região norte do Ribatejo. Constituía, na época, uma boa oportunidade para população da região adquirir roupa e calçado para o inverno que se aproximava.

Leia também...

Elísio Oliveira toma posse como Comandante Regional de Lisboa e Vale do Tejo

A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, presidiu ontem, dia 17 de Dezembro, à cerimónia de tomada de posse, em regime de…

Fase instrutória do processo do acidente que vitimou Sara Carreira começa dia 23 em Santarém

A fase instrutória do processo em que a fadista Cristina Branco e o ator Ivo Lucas são acusados de homicídio negligente, pela morte da…

Inscrições abertas para concurso de fotografia “Vamos fotografar o nosso património arquitetónico”

“Vamos Fotografar o Nosso Património Arquitetónico” foi o tema escolhido para o concurso de fotografia, inserido no projecto “Marcas na História”, organizado pelas Bibliotecas…

Direção Executiva do SNS dá luz verde à contratação de 991 médicos recém-especialistas

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde autorizou a contratação de 991 médicos recém-especialistas para diferentes especialidades com apoio ao serviço de urgência…