Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A aldeia de Asseiceira, no concelho de Tomar, volta, sábado e domingo, a recuar no tempo com o ‘Ceyceyra Medieval’, uma recriação histórica sobre o passado de Asseiceira, antiga sede de concelho, hoje sede de freguesia.

Em comunicado, a organização da Ceyceyra Medieval afirma que esta sétima edição assenta na reconstituição histórica dos tempos em que o espaço era “ponto de passagem cobiçado pelos vizinhos e sujeito a querelas”, e na “confirmação de juízes pelo rei D. Dinis, em 1294, que abrange também a vizinha Atalaya, na sequência das queixas das populações locais”, uma das várias ações do monarca que iria “fortalecer a autonomia dos dois lugares”.

O tema deste ano, “mantendo o hábito de que cada edição venha na sequência cronológica da anterior, será ‘Quando uma aldeia recua sete séculos para resgatar o futuro’, com as representações a incidirem, no sábado, sobre “Querelas e abusos motivam necessidade de juízes” e, no domingo, “O rei D. Dinis confirma juízes para Ceyceyra”.

A recriação histórica permitirá aos visitantes encontrarem a “reconstituição de um burgo medieval, fervilhante de vida”, com um extenso programa de animação que inclui música, dança, arruadas, tabernas, tendas com mercadores, animação de rua e recriações de momentos históricos, onde não faltarão as figuras da época, entre as quais os cavaleiros templários, que também chegaram a ter soberania sobre o lugar.

A Ceyceyra Medieval é uma organização do Rancho Folclórico As Lavadeiras e da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Asseiceira, com o apoio da Junta de Freguesia local e do município de Tomar.

Leia também...

Tancos: Advogado de Vasco Brazão quer absolvição do crime de favorecimento

O advogado do antigo porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM) Vasco Brazão reclamou hoje a absolvição do seu cliente em relação ao crime de…

Mário Viegas – “um génio fora da caixa”

A exposição comemorativa dos 75 anos de Mário Viegas foi inaugurada sexta-feira (dia 3), pelas 18h30, no Fórum Actor Mário Viegas do Centro Cultural…

Ex-coordenador do ACES Lezíria diz que Santarém “está bem” em cuidados de saúde primários

Santarém “está bem” na prestação de cuidados de saúde primários, defendeu o ex-director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria, que defendeu…

Santarém – A emoção do Toureio de Verdade

A temporada escalabitana tem o seu início marcado para o próximo dia de S. José com um cartel de grande interesse – embora no…