Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A aldeia de Asseiceira, no concelho de Tomar, volta, sábado e domingo, a recuar no tempo com o ‘Ceyceyra Medieval’, uma recriação histórica sobre o passado de Asseiceira, antiga sede de concelho, hoje sede de freguesia.

Em comunicado, a organização da Ceyceyra Medieval afirma que esta sétima edição assenta na reconstituição histórica dos tempos em que o espaço era “ponto de passagem cobiçado pelos vizinhos e sujeito a querelas”, e na “confirmação de juízes pelo rei D. Dinis, em 1294, que abrange também a vizinha Atalaya, na sequência das queixas das populações locais”, uma das várias ações do monarca que iria “fortalecer a autonomia dos dois lugares”.

O tema deste ano, “mantendo o hábito de que cada edição venha na sequência cronológica da anterior, será ‘Quando uma aldeia recua sete séculos para resgatar o futuro’, com as representações a incidirem, no sábado, sobre “Querelas e abusos motivam necessidade de juízes” e, no domingo, “O rei D. Dinis confirma juízes para Ceyceyra”.

A recriação histórica permitirá aos visitantes encontrarem a “reconstituição de um burgo medieval, fervilhante de vida”, com um extenso programa de animação que inclui música, dança, arruadas, tabernas, tendas com mercadores, animação de rua e recriações de momentos históricos, onde não faltarão as figuras da época, entre as quais os cavaleiros templários, que também chegaram a ter soberania sobre o lugar.

A Ceyceyra Medieval é uma organização do Rancho Folclórico As Lavadeiras e da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Asseiceira, com o apoio da Junta de Freguesia local e do município de Tomar.

Leia também...

Hospital de Santarém com telemonitorização de doentes com insuficiência cardíaca

O Serviço de Cardiologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) implementou um programa de telemonitorização permanente dos doentes com insuficiência cardíaca (IC) seguidos naquela…

Município de Santarém ganha acção judicial

O Município de Santarém, após 15 anos de litígio, ganhou acção judicial em que se pedia nulidade do licenciamento do Edifício do WShopping. Transitou…

Cemitério de Santarém encerra nos dias de Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Santarém informa que o Cemitério dos Capuchos de Santarém vai estar encerrado nos dias 25 de Dezembro e 1 de…

Intervenção de 2,8M euros no Nabão para prevenir cheias e devolver o rio a Tomar 

A margem direita do rio Nabão, à entrada de Tomar, tem em curso uma intervenção de 2,8 milhões de euros para prevenir o risco…