Chegamos a agosto, num ano completamente atípico devido à Covid-19, ocasião em que muitos portugueses partem de férias com as suas famílias, sendo que o devem fazer com redobrada prudência e sempre em respeito às recomendações da Direcção Geral de Saúde. O desafio atual passar por encaixar aquela que era a “normalidade” das férias de muitos portugueses na anormalidade que é viver em sociedade num contexto de pandemia, mas estou convicto de que a mesma sociedade já interiorizou a ideia de que somos todos agentes de proteção civil. A responsabilidade deste combate é de todos.

Portugal foi considerado por três anos consecutivos – 2017, 2018 e 2019 – o melhor destino turístico do mundo, tendo sido lançada a campanha VisitPortugal em Visita Portugal com o mote #TuPodes, que visa mobilizar o turismo interno no segundo semestre de 2020. Fazer férias “cá dentro” e descobrir mais sobre o nosso território e a nossa região é, por todos os motivos, a opção ideal no cenário que atravessamos, sendo que o distrito de Santarém apresenta inúmeros recursos que se traduzem em atrativas propostas turísticas. Apostar na redescoberta de Portugal ganha cada vez mais adeptos, sobretudo quando a incerteza de viajar para outros destinos internacionais ainda está bem presente.

Por outro lado, este ano existirão menos turistas estrangeiros pelo que, para além da questão sanitária, também a economia local e regional merece receber um sinal claro dessa aposta dos portugueses no turismo interno, para permitir uma alavancagem após um interregno difícil em que muitas empresas se obrigaram a fechar portas a bem de todos.

No distrito de Santarém, temos uma oferta apelativa e variada, com destaque para qualidade das praias fluviais, sublinhada pela Quercus, a excelência da oferta hoteleira e alojamentos rurais, as atividades de Turismo de Natureza, os desportos náuticos, os passeios de barco, os percursos pedestres e também a descoberta do património histórico edificado. Basta uma consulta digital rápida à oferta existente. Depois é escolher a opção que mais agrada. Para ajudar a restaurar os níveis de confiança, o Turismo de Portugal teve a iniciativa de criar o selo “Clean & Safe”, que atesta que as empresas que o conseguiram alcançar estão a cumprir as regras.

A gastronomia regional também é um dos mais fortes atrativos, a par dos bons vinhos que se produzem na região centro, que conquistam palmarés nacionais e internacionais. Motivos mais que suficientes para sair de casa e descobrir, bem perto de si, o pretexto ideal para mais tarde recordar momentos inesquecíveis.

Boas férias, para quem pode usufruir das mesmas, de preferência na nossa região. É a aposta certa este verão.

Hugo Costa – Deputado do PS eleito por Santarém

Leia também...

Parabéns Correio do Ribatejo, há 130 anos a informar o distrito

Fundado a 9 de abril de 1891 pelo ribeirense João Arruda (1868-1934)…

Confiança e retoma económica

A pandemia provocada pelo coronavírus terá um enorme impacto económico, como já…

Orçamento de Estado para 2021

Caros Leitores deste nosso Correio do Ribatejo, Nas últimas semanas a atividade…

Chega de mentiras do Chega

O Partido que, com fama e proveito, se reivindica da extrema-direita em…